"MASSA NEGATIVA"

Pesquisadores criam fluido enigmático que desafia as leis da física

Criação de "massa negativa" desafia a Segunda Lei de Newton; entenda

| 20/04/2017 08:39:30
Divulgação

Uma equipe de cientistas, liderada por Peter Engels, da Washington State University (WSU), criaram um fluido com "massa negativa" - a matéria acelera em sua direção ao ser empurrado. A criação desafia a Segunda Lei de Newton, que diz o objeto acelera na direção da força que é aplicada.

De acordo com o G1, os pesquisadores esfriaram átomos de rubídio a uma temperatura pouco acima do zero absoluto (perto de -273ºC) para realizar o estudo. Neste estado, as partículas de movimentam como ondas de forma extremamente lenta.

Para criar condições para a massa negativa, a pesquisa utilizou lasers, que empurravam os átomos de rubídio para frente para trás, modificando assim a forma como se movimentam.

Assim que foram liberados, os átomos se expandiram revelando massa negativa. "Com massa negativa, se você empurrar alguma coisa, ela acelera em sua direção", explica Michael Forbes, professor-assistente de Física da WSU.

A pesquisa foi publicada na revista científica "Physical Review Letters". Ainda de acordo com a reportagem, os resultados do estudo fornece a pesquisadores ferramentas para observar as possíveis relações entre massa negativa e fenômenos astronômicos, como buracos negros e estrelas de nêutrons.


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News