Entretenimento » Cultura e Lazer » Exposição sobre o Coxipó do Ouro está no Ganha Tempo

MOSTRA CULTURAL

Redação 24 Horas News

Exposição sobre o Coxipó do Ouro está no Ganha Tempo

Ganha Tempo de Cuiabá recebe exposição sobre o Coxipó do Ouro

Exposição sobre o Coxipó do Ouro está no Ganha Tempo


Instituto Memória integra projeto para o redescobrimento da região que foi berço da povoação de Cuiabá
Por Laís Costa Marques / Secretaria de Comunicação
Imprimir Facebook Twitter Google+

IMPL promove exposição "Cuiabá: Redescobrindo o Coxipó do Ouro" (Foto: JLSiqueira/ALMT)
O Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promove, de 15 a 31 de março, as exposições “Cuiabá redescobrindo o Coxipó do Ouro, rumo aos 300 anos” e “Criação da província de Mato Grosso - 09 de maio de 1748”, na sede do Ganha Tempo, unidade Praça Ipiranga, em Cuiabá. As exposições compõem o projeto de valorização da região do Coxipó do Ouro e as comemorações dos 300 anos da capital mato-grossense.

Os visitantes do Ganha Tempo poderão conhecer, por meio de textos e ilustrações fotográficas, um pouco da primeira região a ser descoberta pelo colonizadores do interior do país. O Coxipó do Ouro, na época chamado de Arraial da Forquilha, era o ponto de chegada dos Bandeirantes, principais colonizadores da região.

A exposição faz parte do projeto “Redescobrindo o Coxipó do Outro – Rumo aos 300 anos de Cuiabá”, iniciado em fevereiro do ano passado. De lá para cá, foram realizadas reuniões com representantes da comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro, de instituições públicas e governamentais para desenvolver ações e políticas públicas para a valorização da região.

“Ao conhecer o projeto, a Assembleia Legislativa decidiu apoiar pela importância histórica da região no processo de ocupação e colonização de Cuiabá. Foram realizadas uma missa e uma sessão solene em comemoração aos 295 anos da 1ª missa celebrada em território mato-grossense. Agora estamos promovendo esta exposição”, conta Isis Brandão, superintendente do Instituto Memória.

Mas a proposta vai além da divulgação histórica do local, contempla ações voltadas para a promoção do turismo, do meio ambiente, da cultura e para melhorar a infraestrutura local para inserção do Coxipó do Ouro entre as rotas de desenvolvimento de Cuiabá.

Programação Cultural

No dia 21 de março, a partir das 9h, a Procissão do Divino Espírito Santo será realizada no Ganha Tempo de Cuiabá. A ação é uma forma de representar a Festa do Divino Espírito Santo realizada anualmente na comunidade do Coxipó do Ouro. Ao longo do dia também será realizada uma feira de artesanato, gastronomia, tradições e ainda haverá apresentações culturais. 

COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News