Entretenimento » Culinária » Tradicional e premiado, restaurante Al Manzul será reaberto

COMIDA ÁRABE

ASSESSORIA

Tradicional e premiado, restaurante Al Manzul será reaberto

Restaurante premiado que durante anos foi orgulho para Cuiabá e frequentado por celebridades promete voltar ainda melhor

Tradicional e premiado, restaurante Al Manzul será reaberto

 

UMA EXPERIÊNCIA PARA TODOS OS SENTIDOS

 

Al Manzul, em árabe, significa “casa de hóspedes” ou “casa que acolhe”. Foi assim que, por 20 anos, Salah Soleiman Ayoub e Clariman de Lima Ayoub transformaram a chácara em que viviam,  em Cuiabá/MT, na casa mais acolhedora do Brasil.

 

Salah, um libanês nascido em 1934, mudou-se para o Brasil em 1955, diretamente para Cuiabá, de onde nunca mais saiu. Casou-se com Clariman, com quem teve cinco filhos, e em 1991 resolveram abrir as portas da residência, onde sempre gostaram de mantê-las repleta de amigos, para montar um restaurante onde pudessem mostrar a cultura e os costumes do povo Árabe. Muito caloroso e receptivo, Salah era reconhecido pela forma como se relacionava com os clientes, sempre simpático, conversando e acolhendo a todos que chegavam no Al Manzul.

 

Adeptos da perfeição, persistência e dedicação, Salah e Clariman (uma chef de cozinha nata) fizeram do Al Manzul um imenso sucesso, sendo reconhecido como o melhor restaurante de comida árabe do Brasil por 14 anos consecutivos, através do Guia Brasil Quatro Rodas, além de receber alguns certificados mundiais e ser pauta de diversos artigos, matérias, guias turísticos, livros e até de dissertação em curso de pós-graduação.

 

Personalidades do mundo político e artístico também se encantaram com o Al Manzul, como o ex-presidente do BID Enrique Iglesias, que o classificou como “o melhor restaurante árabe do mundo”, além das bandas Titãs, Biquini Cavadão e Paralamas do Sucesso, que entre uma visita e outra a Cuiabá sempre reservam um tempo para o Al Manzul.

 

No final de 2012, o Al Manzul deu uma pausa em suas atividades, deixando seus clientes com muita saudade e nostalgia. Este período foi importante para amadurecer ideias, buscar novos projetos e se reinventar, como se uma borboleta voltasse ao seu casulo para ressurgir ainda mais bela.

 

Agora, em 2015, o Al Manzul abrirá novamente suas portas, com novidades especiais e o sabor inconfundível da sua culinária, chefiada pela matriarca Clariman, seu filho Jamil e a esposa dele, Roseli. Os três estarão na linha de frente do restaurante, resgatando e mantendo vivo o legado deixado por Salah. Apreciar uma refeição no Al Manzul vai mexer com os seus sentidos:

 

• Visão

A principal mudança do novo Al Manzul será a localização. Ainda perto da antiga chácara de Salah e Clariman, o restaurante agora ficará no começo da Avenida Arquimedes Pereira Lima, bem próximo ao Complexo Viário do Tijucal.

 

A decoração vai fazer você se sentir no mundo árabe: paredes com pinturas árabes, vasos de plantas feitos e pintados artesanalmente, lustres e lampiões coloridos, tecidos feitos a mão, quadros e uma enorme escultura de com dois camelos na entrada do restaurante que servirá até como ponto turístico para fotografias e recordações.

 

• Audição

O ambiente será totalmente tomado pela música árabe. Com o vasto repertório dos proprietários, você aproveitará o seu almoço ou jantar ao som dessas vibrantes e calorosas músicas, podendo até arriscar uma dança do ventre junto com as dançarinas.

 

• Olfato

Um aromatizador desenvolvido especialmente para o Al Manzul deixará o ambiente com um aroma especial, presente também nas velas e no sabonete líquido. Além disso, o cheiro da cozinha de Clariman não deixará ninguém sem apetite.

 

• Tato

As experiências no Al Manzul deixarão os clientes arrepiados. Além das tradicionais refeições, o Al Manzul terá espaços para casamentos, aniversários, reuniões empresariais, confraternizações, chá da tarde, além de ser um lugar especial para pedidos e aniversários de casamento. É emoção à flor da pele.

 

• Paladar

O toque e o sabor inconfundível da culinária de Clariman é o carro-chefe do novo Al Manzul. Os mesmos pratos, o mesmo tempero, as mesmas iguarias, tudo passando pela criteriosa avaliação da mulher responsável por fazer o Al Manzul ser considerado o melhor restaurante árabe do Brasil. A inovação passa pela montagem de uma cozinha industrial, construída atendendo todos os critérios e normas da vigilância sanitária, mas com o toque caseiro que só o Al Mazul tem.

 

Este é o novo Al Manzul, um restaurante que vai proporcionar mais que a melhor culinária árabe do Brasil, mas uma experiência incrível em todos os sentidos, para realizar todos os seus desejos.

 

 

Dono de vários prêmios, antigo Al Manzul foi fechado em 2010; novo restaurante deverá reabrir em junho


Histórico

 

O restaurante foi fundado pelo casal Salah Ayoub e Clariman Ayoub, ele libanês e ela, sul mato-grossense.

 

O estabelecimento sempre teve características simples, pelo fato de ter sido construído na antiga chácara onde a família vivia. O patriarca faleceu em 2008, em decorrência de um infarto.

 

O estabelecimento foi coordenado pela viúva, porém, dois anos depois, tornou-se difícil gerir o local, fazendo assim com que as portas fossem fechadas.

 

“Estava ficando difícil me dedicar integralmente ao restaurante, depois do falecimento do meu esposo", afirmou Clariman, à época do encerramento das atividades.

 

Repercussão

 

Celebridades e políticos nacionais, até mesmo internacionais, eram frequentadores do estabelecimento.

 

“O Fernando Henrique Cardoso [então presidente do Brasil] veio a Cuiabá somente para ir ao restaurante, para comprar comida e, logo em seguida, foi em direção à Europa”, relembrou.

 

Entre os momentos marcantes estão o dia em que um sheik árabe foi ao restaurante, quando a banda Capital Inicial provou e aprovou a comida do local e citações da banda Titãs em referência ao Al Manzul.

 

“O Marcelo Fromer [finado baterista dos Titãs] escreveu um livro sobre culinária e citou o nosso restaurante várias vezes”, disse Jamil Salah Ayoub.

 

 

Salah Ayoub: “Iremos abrir melhor, manteremos a qualidade da culinária e teremos uma infraestrutura mais vantajosa para nossos clientes”


 

COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News