FERIADO DE TIRADENTES

Órgãos públicos estaduais estarão fechados nesta sexta-feira

As unidades administrativas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) estarão de portas fechadas no feriado.

Da redação | 20/04/2017 16:09:24

Os órgãos do Executivo Estadual não terão expediente nesta sexta-feira (21.04), por conta do feriado nacional de Tiradentes. As atividades retornam normalmente apenas na próxima segunda-feira (24.04). As exceções são os órgãos que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais, como os vinculados à Segurança e à Saúde.

O funcionamento do Poder Executivo atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado para o ano de 2017, divulgado pelo Decreto nº 776, de 27 de dezembro de 2016, que abrange órgãos e entidades da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional.

Segurança

A Segurança Pública é um serviço essencial, por isso apenas as unidades administrativas irão parar durante o feriado. O Instituto Médico Legal (IML), assim como as delegacias Especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), atenderão a sociedade normalmente em regime de plantão.

Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande trabalharão sob regime de sobreaviso. Em Cuiabá e Várzea Grande, as unidades da Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e da Central de Ocorrências, da Prainha, além da Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, funcionarão normalmente, e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.

Boletim de Ocorrência Online

É recomendado que os cidadãos busquem atendimento online na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes. Para acessar a Delegacia Virtual, clique aqui.

Saúde

As unidades administrativas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) estarão de portas fechadas no feriado. Não funcionarão, durante a sexta-feira, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade, o Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo. Na próxima segunda-feira, o funcionamento destes órgãos será normal.

No Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacem), terá um plantonista apenas para receber e armazenar amostras, mas em casos de análise imediata o plantonista inicia este processo.

Feriado

A data é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, nascido em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746. Ele desempenhou várias funções, mas foi a profissão de dentista que lhe rendeu o nome de Tiradentes. Foi líder do movimento conhecido como Inconfidência Mineira, em 1789. Por conta disso, foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News