Notícias » Cidades » Caravana da Transformação vai oferecer mutirão de reconhecimento de paternidade em Jaciara

QUEM É O PAI

11/01/2017 - 11:35:07
Redação 24 Horas News

Caravana da Transformação vai oferecer mutirão de reconhecimento de paternidade em Jaciara

serviço será oferecido gratuitamente no espaço da cidadania, entre os dias 27 e 28 deste mês, na Caravana da Transformação, que será realizada em Jaciara de 24 de janeiro a 3 de fevereiro

Caravana da Transformação vai oferecer mutirão de reconhecimento de paternidade em Jaciara

Crianças e adolescentes, que não possuam o nome do pai no registro de nascimento, agora terão a chance de oficializar o reconhecimento de paternidade através do projeto “Pai Presente”. O serviço será oferecido gratuitamente no espaço da cidadania, entre os dias 27 e 28 deste mês, na Caravana da Transformação, que será realizada em Jaciara de 24 de janeiro a 3 de fevereiro.

Conforme o diretor do Fórum da Comarca de Jaciara, Valter Fabrício Simioni Silva, o benefício será proporcionado graças a uma parceria inédita com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

Segundo o juiz, o convenio foi solicitado pelo judiciário ao atual secretário da Setas, o deputado estadual Max Russi, que prontamente disponibilizou os recursos necessários, junto ao Governo Estadual, para a realização de 70 atendimentos, isso sem nenhum tipo de custo. “Isso é uma inovação e nunca tivemos esse tipo de parceria. É um trabalho importante, que traz dignidade a toda população carente”, analisou.

O magistrado explicou que as mães, que ainda tem os seus filhos sem o registro do pai, já podem se dirigir até a sede do Fórum, acompanhadas do suposto pai, para a realização de um cadastro. “Após os procedimentos de cadastro, será feito o agendamento da coleta de material genético, para a realização do exame de DNA”, esclareceu.

Valter ressaltou ainda que os interessados deverão procurar a gestora do Fórum, Cátia Cirlene Bihain, que oferecerá todo o suporte e orientações preliminares. “Ela dará os caminhos necessários aos interessados, assim como os passos posteriores”, informou.

O superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabelo, classificou a união como um passo fundamental para que mais parcerias sejam seladas, a favor das famílias de baixa renda. “Esse é um passo muito importante. Já estamos estabelecendo uma união mais fortalecida para a execução de projetos futuros”, garantiu.

Para Max Russi o individuo ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental. “Esse programa incentiva a busca pelo reconhecimento voluntário e fortalece os vínculos familiares, importantes na formação de qualquer cidadão”, avaliou.

Pai Presente é um projeto idealizado e promovido pela Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso. Toda a ação é coordenada pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e pelos diretores dos fóruns, com apoio de magistrados, servidores e voluntários. 

COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News