Notícias » Educação » Comunidade aprova nova unidade escolar em Várzea Grande

NOVA ESCOLA

14/03/2017 - 12:07:23
Redação 24 Horas News

Comunidade aprova nova unidade escolar em Várzea Grande

Inaugurada na tarde desta segunda-feira (13.03), a escola tem capacidade para atender cerca de mil estudantes

Comunidade aprova nova unidade escolar em Várzea Grande

A satisfação em estudar e trabalhar em um prédio novo, todo equipado e com segurança está estampada nos rostos de alunos, pais, responsáveis e servidores da Escola Estadual Dante Martins de Oliveira, no bairro José Carlos Guimarães, em Várzea Grande. A unidade, inaugurada na tarde desta segunda-feira (13.03), tem capacidade para atender cerca de mil estudantes, nos Ensinos Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Construída pelo Governo do Estado, a nova escola era esperada pela comunidade há mais de cinco anos. Antes disso, os estudantes do bairro e do entorno, como Jacarandá e Solar dos Tarumãs, eram atendidos em um prédio improvisado, com instalações inadequadas.

“O espaço era reduzido, salas inapropriadas, não tínhamos biblioteca, laboratórios ou quadra de esportes. O próprio espaço para refeição dos nossos alunos era pequeno, precisávamos dividir as turmas e alternar os horários”, disse o diretor da escola, Fernando Roberto Pedroso, que atua desde 2015 nesta função.

De acordo com ele, o novo prédio possui estrutura apropriada –são 12 salas de aula, salas administrativas e pedagógicas, refeitório e quadra poliesportiva coberta – que irá refletir em um ensino de qualidade.

Para isso, os gestores da escola já planejam novas atividades. “Nós já estamos com alguns projetos extracurriculares em andamento como esporte, música, capoeira e dança”, ressalta o diretor.

 

A coordenadora pedagógica da unidade, Patrícia Aguiar dos Santos, lembra que desde a fundação, em 2012, a escola funcionou em um barracão sem nenhum tipo de estrutura, e mesmo assim era o único espaço que a comunidade tinha, para aprendizado e de lazer.

“A nova escola, com toda a estrutura, é realmente um sonho realizado, não só para nós professores, coordenadores e gestão escolar, mas para toda a comunidade. Estamos todos muito felizes”, completa.

Para ela, de agora em diante, os educadores poderão ampliar os projetos pedagógicos, com a realização de feiras, olimpíadas e outros eventos. “Com o espaço apropriado, pretendemos investir ainda mais na aprendizagem dos alunos, para que possamos melhorar nossos índices educacionais, que são um pouco baixos”, menciona Patrícia.

A estudante Julia Alcântara, de nove anos, que está no 4º Ano do Ensino Fundamental, aprovou a nova escola. “É muito legal, muito bonita. O que é mais bacana é entrar na sala de aula limpinha, com carteiras novas, os quadros todos bonitos. Mas eu gostei também das escadas”, diz a menina, que sonha em ser médica veterinária.

O açougueiro aposentado José Aparecido Jesus dos Santos, de 47 anos, que além de ter três filhos estudando na EE Dante Martins de Oliveira (9º ano do EF e 1º e 2º anos do EM), também é aluno da unidade na modalidade EJA, comemorou o benefício do novo prédio. “Representa melhoria da qualidade do ensino para todos nós, estamos nos sentindo valorizados. Tínhamos uma escola precária e o Governo olhou para nós”.

Ele conta que, anteriormente, as crianças e jovens da região precisavam se deslocar para outros bairros, o que muitas vezes acarretava no abandono escolar. “De manhã, passando pela rodovia principal, era possível ver a quantidade de alunos esperando ônibus, também era um perigo para eles. Essa nova escola é uma benção para todos”, comemora José Aparecido, acrescentando que, como não teve oportunidade de estudar quando jovem, reconhece a importância dos estudos na vida dos filhos e de outras crianças.

Unidade

A obra da EE Dante Martins de Oliveira faz parte de um pacote de entregas a serem realizadas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) para marcar o início do ano letivo de 2017 em 519 escolas da rede estadual. Para a construção da escola, o Governo do Estado investiu R$ 4,6 milhões. 

COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News