Notícias » Saúde e Vida » Prefeitura de Cuiabá promove sábado mobilização na zona Leste

COMBATE AO MOSQUITO

16/03/2017 - 17:06:50
Redação 24 Horas News

Prefeitura de Cuiabá promove sábado mobilização na zona Leste

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho explicou que as mobilizações seguem um planejamento definido dentro do Comitê, nos bairros com maiores problemas

Prefeitura de Cuiabá promove sábado mobilização na zona Leste

A Regional Leste recebe neste sábado (18), mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante toda a manhã, das 07:30 às 11:30 horas, 280 Agentes de Combate as Endemias estarão vistoriando e tratando 4.900 imóveis nos bairros Itamaraty, Planalto, Sol Nascente e El Dourado. A ação é coordenada pelo Comitê de Ação Preventiva e envolve as Secretaria de Saúde, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Governo, Educação e Comunicação, além da Procuradoria Geral do Município.

Esta será a segunda grande mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, da doença do zika vírus e da febre do chicungunya realizada este ano. A primeira, em fevereiro, aconteceu na Regional Sul onde foi feita a vistoria domiciliar e tratamento de mais de 5 mil imóveis nos bairros Osmar Cabral, São João Del Rey, Jardim Fortaleza e Liberdade.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho explicou que as mobilizações seguem um planejamento definido dentro do Comitê, nos bairros com maiores problemas. “Os critérios são os maiores índices de infestação predial, maior número de notificações das doenças e densidade populacional. Nossa meta é realizar visitas domiciliares e tratamento de 100% dos reservatórios no baixo”.

Esses bairros são aqueles que no último Levantamento de Índice Rápido (LIRA) apareceram com altos índices de infestação. Segundo a pesquisa realizada no período de 02 a 06 de janeiro, o indice foi de 6,6%, abaixo dos 11,3% registrados no mesmo período do ano passado, mas não menos preocupante dada a extensão da infestação. A pesquisa apontou que 38% dos bairros (estratos) de Cuiabá estão em situação de altíssimo risco.

"Queremos mobilizar e alertar a população por meio de ações que tragam um impacto significativo como o recolhimento do lixo intradomiciliar, o lixo da dengue, além de ações de educação em saúde", explicou a coordenadora.

Alessandra Carvalho lembra que é fundamental a participação da população, de forma consciente e comprometida isso porque nessa época do ano, o acúmulo de água agrava a situação por isso as ações precisam ser constantes. mas sim de rotina e em parceria com as demais secretarias e lideranças comunitárias.

Além das visitas domiciliares a partir desta quarta-feira (15), homens da Secretaria de Serviços Urbanos estão recolhendo o lixo, e a Secretaria de Ordem Pública esta informando a lista dos imoveis com problemas, abandonados e terrenos baldios. A mobilização da comunidade com a parceria das lideranças comunitárias está sendo feita pela Secretaria de Governo e Comunicação e a orientação das crianças nas escolas e creches pela Secretaria de Educação.

A concentração no sábado será no Ginásio de Esportes do bairro Planalto. 

COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News