Notícias » Política » Programa vai atender 35 mil famílias vulneráveis em MT

AJUDANDO OS MAIS NECESSITADOS

20/03/2017 - 09:22:57
Redação 24 Horas News

Programa vai atender 35 mil famílias vulneráveis em MT

Na solenidade, mais de 40 municípios, 17 entidades e representantes da sociedade civil organizada aderiram ao Programa

Programa vai atender 35 mil famílias vulneráveis em MT

O programa Pró-Família, que realizará o apoio multidisciplinar para as 35 mil famílias mais vulneráveis de Mato Grosso, foi lançado pelo governador Pedro Taques e pelo secretario de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, nessa quinta-feira (16.03). Na solenidade, mais de 40 municípios, 17 entidades e representantes da sociedade civil organizada aderiram ao Programa.

O evento contou também com a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que lançou o Programa Criança Feliz, do Governo Federal. O programa federal contou com a adesão do Governo do Estado e 37 municípios e vai atender 5.950 crianças de até seis anos. Os dois programas formam uma rede de proteção social às famílias mais vulneráveis do estado.

De acordo com o governador Pedro Taques os programas são importantes para as 163 mil famílias em situação de pobreza em Mato Grosso. Taques destacou que a transferência de renda, no valor de R$ 100 por meio do Cartão Pró-Família, será apenas uma das ações. O programa contempla ainda o auxílio de saúde, educação nutricional, capacitação profissional e habitação. "Estamos investindo para comemorar a saída de cada núcleo familiar da situação de vulnerabilidade financeira e social", afirmou Pedro Taques.

"O governo não tem condições de transformar sozinho a realidade dessas famílias, com o desemprego em alta e dificuldades financeiras em todas as regiões do Estado. Mas com o apoio dos prefeitos, todas essas instituições, clubes de serviço, e de pessoas que realizam ações sociais, poderemos melhorar a condição alimentar e transformar a realidade social das famílias mato-grossenses", complementou o secretário Max Russi.

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floriano, foi um dos que aderiu ao programa. "O programa é inovador, pioneiro e vai proporcionar a complementação de renda, atendimentos sociais e consequente melhora da qualidade de vida de 246 famílias de Quatro Marcos", afirmou Ronaldo Floriano.

Já o prefeito de Alto Taquari, Lairto Sperandio, destacou que as pessoas em situação de pobreza não estão apenas nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano. "Alto Taquari é a 13ª economia do Estado, porém dos 14 mil habitantes, temos 100 famílias que se enquadram no perfil do Programa".

Para o representante do Rotary Distrito 4440, Antônio Zago, a retomada da parceria histórica entre o clube de serviço e o Governo do Estado deve ser comemorada. Ele lembrou que existem mais de cinco mil voluntários relacionados aos clubes do Rotary em Mato Grosso que querem colaborar e o Estado agora proporciona as ferramentas necessárias.

Criança Feliz

Sobre o Programa Criança Feliz, o ministro Osmar Terra destacou que a iniciativa ajudará a médio e longo prazo 570 mil famílias em todo país. O Programa do Governo Federal prevê a diminuição das desigualdades sociais, com o investimento no início da vida, desde a gestação até os seis anos.

"Vamos trabalhar para que crianças de ate três anos atendidas pelo programa Bolsa Família tenham estímulo e apoio para que se desenvolvam em igualdade de condições com as de famílias com mais recursos", explicou Osmar Terra.

COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News