Notícias » Cidades » “É hora de unirmos forças para cumprir os investimentos que nossa população precisa”, diz Pinheiro

VLT

10/01/2017 - 15:26:28
Da redação

“É hora de unirmos forças para cumprir os investimentos que nossa população precisa”, diz Pinheiro

Para o secretário Estadual de Cidades, Wilson Santos, o encontro para definir as diretrizes da continuação das obras do VLT

“É hora de unirmos forças para cumprir os investimentos que nossa população precisa”, diz Pinheiro Foto: Reprodução

 “Toda e qualquer desavença do passado foi deixada para trás e agora é hora de unirmos forças para cumprir os investimentos que nossa população tanto precisa e espera de nós gestores”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro durante encontro com o secretário Estadual de Cidades e ex-prefeito da Capital, Wilson Santos. A reunião, que aconteceu na manhã desta terça-feira (10), objetivou estreitar o relacionamento entre os órgãos públicos e validar o compromisso de retomar as obras do modal de forma definitiva, com o envolvimento direto do município.

“A conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos é um antigo sonho e luta pessoal e hoje tenho a oportunidade de desfrutar da tamanha alegria de ver esse projeto tomando vida novamente e estando cada vez mais próximo de se tornar real. É gratificante poder colher estes primeiros frutos, que começaram com a ida do secretário Wilson Santos para a pasta de Cidades e o desejo dele e do governador Pedro Taques em reavaliar a questão e colocar tudo que a norteia em perspectiva. E quanto ao papel da gestão municipal, nos colocamos inteiramente à disposição para o que for necessário. Vamos caminhar em direção ao progresso juntos”, revelou.

Para o secretário Estadual de Cidades, Wilson Santos, o encontro para definir as diretrizes da continuação das obras do VLT de forma conjunta é um marco importante para a Capital. Segundo o gestor, o posicionamento da Prefeitura de Cuiabá em fazer parte de todo este processo é fundamental, principalmente com a decretação da suspensão da licitação do transporte coletivo, que visa incluir a nova modalidade no processo.

“O prefeito está colaborando de todas as maneiras possíveis, nos cedendo servidores e técnicos com expertise neste tema, se colocando a nossa disposição pra rever a legislação municipal no tocante às isenções de tributos e ele é sem duvida um devoto, um entusiasta da obra do VLT. Além disso, o cancelamento do processo licitatório do transporte coletivo foi uma medida muito prudente, uma vez que este não incluía o veículo como parte do certame. Ao olhar atentamente para essa questão, envolvendo os transportadores de ônibus para que não haja uma rivalidade entre as duas modalidades, Emanuel Pinheiro pensa em longo prazo, buscando a harmonia e o equilíbrio com todos os setores que consequentemente serão envolvidos na retomada das obras”, pontuou.

Com a perspectiva de início das obras ainda no primeiro semestre de 2017, o modal será feito exatamente conforme o projeto original, com as linhas Aeroporto – CPA e Coxipó – Avenida da Prainha. Envolvendo 100% da obra, a negociação com o Consórcio VLT ainda contou com o pagamento do crédito que a instituição tem por serviços feitos até dezembro de 2014 com correção monetária e atualização financeira. Segundo o engenheiro José Picolli Neto, diretor de implantação do VLT no Rio de Janeiro, a proposta é repetir a modelagem da capital carioca, que tem um consórcio de quatro mãos onde os transportadores urbanos têm 25% da operação.

“Queremos adotar em Cuiabá a mesma metodologia que tem surtido bons frutos no Rio de Janeiro. Além disso, pretendemos retomar as obras em diversas frentes, considerando a liberação do espaço para que trabalhemos plenamente. O objetivo é concluir tudo com celeridade, no menor prazo possível dentro das nossas limitações”, disse.

 

Restruturação do Estádio Dutrinha

O encontro entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário Wilson Santos foi marcado também pela oferta de R$ 500 mil do Governo do Estado à Prefeitura de Cuiabá. O valor é destinado para a restruturação do Estádio Dutrinha.

Para Emanuel Pinheiro, a contrapartida estadual é simbólica e de grande valia. “Dutrinha é o templo do nosso futebol, escreveu uma história da geração de ouro de grandes craques e é a expressão da paixão do esporte pelos cuiabanos. Devolver à vida a este espaço emblemático era uma preocupação que eu tinha e recebo de muito bom grado. Agradeço ao governador Pedro Taques aqui na pessoa do secretario e torço para que novas contribuições dessa natureza venham em prol da nossa cidade”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria
COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News