Notícias » Educação » Vagas para concurso de professores são menos de 20% dos interinos

CONCURSO PÚBLICO

09/01/2017 - 10:57:12
Da Redação / 24 Horas News

Vagas para concurso de professores são menos de 20% dos interinos

Com isso, mesmo com a chamada de todos os novos concursados, a rede estadual terá ainda 50% de professores interinos nas salas de aula. De cada dois professores, um será temporário

Vagas para concurso de professores são menos de 20% dos interinos

Com um quadro de 13.733 professores interinos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou na última sexta-feira concurso para o preenchimento de 2.617 vagas – o que corresponde a menos de 20%. Com isso, mesmo com a chamada de todos os novos concursados, a rede estadual terá ainda 50% de professores interinos nas salas de aula. De cada dois professores, um será temporário.

Conforme a assessoria a Seduc possui 40 mil servidores, sendo que 22,9 mil são professores. Destes, 9.231 são efetivos e 13.733 contratados cujos contratos são apenas para o ano letivo.

Para o Sintep, o número de vagas é considerado “irrisório”, pois não vai solucionar o problema, uma vez que existe uma leva de professores que vai se aposentar nos próximos anos.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, a expectativa é de dar início à nomeação dos aprovados ainda no decorrer deste ano. O edital ainda não tem data para ser lançado, uma vez que depende da Secretaria de Estado de Gestão responsável pelo concurso.

Ele adiantou que no orçamento da Seduc para este ano já está assegurado o valor de R$ 5,9 milhões para contratação, por meio de licitação, da empresa que deverá realizar o concurso.

Ele destacou que realização do concurso público faz parte do Pró-Escolas, programa desenvolvido pela Seduc que abrange o desenvolvimento de ações nas áreas de ensino, estrutura e inovação, com foco na qualidade do ensino e combate à evasão escolar.

“As transformações que visam à melhoria dos índices educacionais exigem a composição de um quadro fixo de docentes e consequente redução da alta rotatividade de professores contratados. A Seduc busca, desta forma, fortalecer e valorizar a formação continuada dos educadores e atender às demandas da comunidade escolar com mais eficiência”, frisou. 

COMENTÁRIOS ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News