Pingo no i » Heliodoro Capistrano, da lanterna ao topo, graças ao esforço de seus professores

Heliodoro Capistrano, da lanterna ao topo, graças ao esforço de seus professores

Chama atenção a divulgação das notas do Enem 2014 nesta semana. Uma escola de Cuiabá, na zona Sul da cidade, antes tida pela própria Seduc como problemática, apelidada de Masterdório, numa alusão inversa ao Colégio Máster, sempre entre os primeiros colocados no ranking Enem, sair das últimas colocações para o topo deste ranking das escolas estaduais em Cuiabá. É a Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, no Parque Cuiabá.

 

Para quem mora naquela bairro, vive o dia a dia da escola, dos professores, de seus alunos, dos funcionário não chega a ser surpreendente a superação conquistada, saindo das últimas posições para o topo. Mas, chama a atenção o fato de como a escola conseguiu esta superação. Não teve nada de méritos da Seduc, aumento de salários dos professores, recursos extras para aumentar a eficácia dos alunos que prestaram o vestibular no ano passado, muitos surpreendendo ao entrar na UFMT.

 

A conquista, deve-se basicamente a insistência de alguns professores que se dedicaram em um projeto visando melhorar a aprendizagem dos alunos e que tiveram de usar seus próprios recursos com Xerox, preparação de aulas, idas a escola fora de seus horários de trabalho. O projeto, que levou a escola ao topo, com a ajuda dos diretores e funcionários começou em apenas duas áreas: Português e Matemática. Uma iniciativa que mostrou resultados nos últimos três anos quando a escola começou a obter melhores índices no Enem, chegando agora ao topo em Cuiabá. As professoras Cristina, de Português e Alcina, de Matemática, plantaram a semente, que começa a ser copiada por professores de outras áreas como química, física, geografia. A escola espera uma pontuação ainda melhor no próximo ranking.

 

Resta esperar que iniciativas como esta das professoras Cristina e Alcina incentivem outras escolas estaduais e que o governo do Estado e a Seduc saibam valorizar os professores que se dedicam a melhor a qualidade de ensino de nossos jovens.
 

COMENTÁRIOS