Educação Superior: Cocriação e Inovação

A cocriação e inovação são basicamente sinônimos diante das mudanças que vem ocorrendo no Ensino Superior nos últimos anos, não é somente a Educação Básica que passa por reformas na sua Base Nacional Comum, mas também a Educação Superior. Os padrões tradicionais da academia estão dando espaço cada vez mais a métodos de ensino ativos, onde antes a teoria fazia parte do contexto rotineiro de bancos universitários, atualmente a prática de ensino superior está mais próxima do mercado.

O desafio de cocriar, inovar e reinventar da Educação Superiorsurgi a partir davivência de um mundo mais dinâmico, globalizado menos científico, isto quer dizer que as teorias não deixarão de existirem como contra-prova do certo e do errado, uma linha de raciocínio contínuo para possíveis e futuras inovações no campo da pesquisa, que dá respaldo a novos métodos de estudos e ensino.

Nesse contexto, as Instituições e o Ensino Superior se deparam com o novo e sentem a necessidade pelo novo principalmente pela rede de informações que subsidiam atualização dos conhecimentos oriundo do mundo do trabalho, como processo de integração entre o setor da Educação e do Mercado. As tendências, comportamentos, tecnologias, práticas com vista a resolução de problemas e de inovação agregam valor a aprendizagem, como conhecimentosmais significativos e palpáveis,de forma preparar melhor os acadêmicos a atuarem no setor de formação, levando a gerar um indicador de inclusão mais condizente para o mercado de trabalho.

Essa fase da Educação Superior pode ser considerada como novo ciclopara o mundo acadêmico chamado de complementariedade do conhecimento e da informação um o elo de parceria, cooperação entre duas esferas que não deveriam estarem tão distante “Educação e Mercado”.
Porém, sabemos que não é uma prática tão fácil de ser estabelecida e conectada, devido a dinâmica que atualmente o mercado se encontra, ritmos diferentes e soluções rápidas, que requer toda uma cocriação de métodos e práticas de ensino mais complexo do que conceitual.

Elizângela Farias, Especialista Metodológica em Educação Corporativa e Superior. E-mail: eliz_farias@yahoo.com.br