APRESENTAÇÃO

Banda da PM celebra difusão da cultura musical com apresentação ao público

Jornalista Jonas Jozino | 28/10/2019 08:48:50

Além de se apresentar em eventos da Polícia Militar, como passagens de comandos, o Corpo Musical atende demandas de festas típicas tradicionais, como de São Benedito, do Divino Espírito Santo e eventos escolares, em uma média de 450 apresentações anualmente.

O evento será nesta terça-feira (29.10), às 8h30, no Palácio Paiaguás, com duração de 1h e aberto ao público
po Musical da Polícia Militar fará uma apresentação para celebrar os 127 anos de difusão da cultura musical em Mato Grosso, na próxima terça-feira (29.10), às 8h30, no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás. O evento, gratuito e aberto ao público, terá duração de pouco mais de uma hora, com repertório de músicas regionais e grandes clássicos nacionais e internacionais.

Além de se apresentar em eventos da Polícia Militar, como passagens de comandos, o Corpo Musical atende demandas de festas típicas tradicionais, como de São Benedito, do Divino Espírito Santo e eventos escolares, em uma média de 450 apresentações anualmente.

História

Criado em 19 de outubro de 1892, através do Artigo 5º da Lei Nº 09, ato este assinado pelo Dr. Manoel Murtinho - Presidente do Estado de Mato Grosso teve seu início histórico contando com 16 integrantes. No passado, tinha como missão exclusiva os eventos militares e levar entretenimento aos praças aquartelados. Ao longo dos anos deixa de entreter apenas a tropa, para integrar-se à comunidade mato-grossense.

Devido à grande demanda de serviços, viu-se na necessidade da criação de um Corpo Musical, ato este que se consolidou com a Lei Complementar Nº 271 de 11 junho de 2007. Hoje o Corpo Musical contempla em sua nova estrutura a Banda Musical, a Orquestra Popular Homens do Mato e o Núcleo de Choro.

O efetivo do Corpo Musical é composto por 66 policiais músicos, sendo um oficial, que é o comandante da unidade, quatro subtenentes e 61 praças (sargentos, cabos soldados). Desses, 14 possuem curso superior na área musical, inclusive o comandante, licenciado em Música pela UFMT.

Há três anos o Corpo Musical foi declarado ‘Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Mato Grosso’, por meio da lei nº 10.414 de 26 de julho de 2016.

Social

Há pouco mais de um ano, em parceria com a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, o Corpo Musical da PMMT criou o projeto ‘Harmonizando para a Vida’, uma ação que beneficia cerca de 90 estudantes com o ensino efetivo de música e artes para crianças em situação de riscos social. Três policiais músicos atuam nesse projeto.

O Corpo Musical é uma unidade especializada da PM vinculada ao Comando Geral por meio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional (CCSMI). Tem como coordenador o tenente-coronel Luis Fernando Oliveira Dias e como comandante direto, o tenente músico Márcio Dellvale.