Casa conectada? Sim! JBL lança caixas de som com Google Assistente no Brasil

Mayara Aguiar | 15/04/2019 13:05:08

Novidades foram apresentadas durante um evento do Google em São Paulo

Cada vez mais, a tecnologia está a nosso favor para facilitar as atividades que são realizadas no dia a dia. Nesta segunda-feira (15), o Google mostrou, durante evento realizado em São Paulo, que é possível ter uma casa conectada e que "conversa" em português com aparelhos de áudio, vídeo, iluminação e muitos outros.

Hoje em dia, já existem à venda no Brasil mais de 30 dispositivos de cerca de dez marcas com integração com o Google Assistente – e que permitem ter uma casa conectada. Desde 2017, o assistente virtual já está disponível em celulares Android e iOs e, a partir de agora, fala a nossa língua em aparelhos com caixas de som inteligentes.

As novidades são produzidas pela fabricante americana JBL. Os modelos são a Link 10 (R$ 1.199) e Link 20 (R$ 1.499). Isso significa que os brasileiros vão poder dizer “OK, Google” para simplificar as funções rotineiras, como ligar a TV, acender a luz, ativar um alarme, acionar o aspirador, mandar um e-mail, colocar uma música e abrir ou fechar a cortina.

As caixas da JBL se juntam a Android TVs de marcas como Sony e TCl, e outros dispositivos como a Hue, lâmpada inteligente da Philips, o Roomba 890, aspirador-robô da iRobot, e a DCS-8000LH, câmera da D-Link, capazes de se conectar à internet e que contam com o Google Assistente como elemento de integração.

De acordo com Maia Malu, Head de Marketing de Parcerias do Google Assistente, a tecnologia pode ser usada em diversos em ambientes – e há uma gama de diferentes parceiros justamente para isso. “A gente dá liberdade para o usuário começar da forma que ele quiser e do jeito que achar mais confortável”, ressalta.

Isso significa que, para ter uma casa conectada, o consumidor pode iniciar pelo cômodo que desejar e se sentir mais à vontade. “Ele pode decidir o aparelho, se ele quer começar pela casa inteira ou se quer ir de forma para ir se familiarizando. A gente deixa disso a critério do usuário”, ressalta Maia.

Você pode "conversar" com diversos aparelhos espalhados por todos os cômodos da casa. Veja, por exemplo, como funciona uma cozinha equipada com a tecnologia da casa conectada: