PEÇA TEATRAL

Educação ambiental é tema de teatro da Águas de Primavera com apresentações gratuitas no Cine Teatro Vila Rica

Jornalista Jonas Jozino | 28/11/2019 10:10:49

Foram quatro sessões para mais de 500 crianças de escolas municipais de Primavera do Leste

Desmatamento, queimada, poluição dos rios, tráfico de animais e pesca predatória: esses são alguns temas abordados no espetáculo “Dona Arara Vai Casar”, apresentado nesta terça-feira (26.11), no Cine Teatro Vila Rica. Por meio de uma abordagem lúdica, a Águas de Primavera levou a peça teatral para mais de 500 alunos das Escolas Municipais Boa Esperança, Novo Horizonte e Mauro Wendelino Weis.

 Durante o espetáculo, o público teve a oportunidade de interagir e entender o enredo com valiosos ensinamentos sobre o meio ambiente. A peça teatral se passa no Pantanal, onde araras, peixes, capivaras, onças, tamanduás, jacarés lutam para sobreviver num mundo cada vez mais ocupado pelos seres humanos.

 Cansada de tantos problemas, Arareca resolve usar seu talento em favor do meio ambiente. Depois de escapar de um sequestrado pelos humanos, ela resolve ir para a cidade na tentativa de convencer os humanos para preservar a natureza. Por meio de suas canções, Arareca vai denunciar os problemas cotidianos enfrentados pelos animais na maior planície alagável do planeta - o excesso de lixo, a falta de alimentos, o rio poluído e assoreado e a ganância dos traficantes.

 O estudante Lucas Daniel, de 8 anos, gostou de participar da peça e aprendeu importantes lições para cuidar do meio ambiente. “Eu adorei o espetáculo, achei muito legal. Fala para as pessoas plantarem árvores, não jogarem lixo na rua e nem colocar fogo na mata. As araras também ensinam a não maltratar o nosso meio ambiente”.

 A professora da Escola Municipal Boa Esperança, Deise da Silva, acompanhou a apresentação teatral e elogiou a forma como os personagens levaram a mensagem de preservação ambiental. “Espetáculo maravilhoso, fiquei surpresa. Tudo é muito bonito, os bonecos, cenário, as músicas, os personagens. O tema é importante para despertar o interesse dos alunos pela preservação do meio ambiente. Vai ajudar muito o trabalho dos professores para trabalhar os assuntos abordados, a questão das queimadas, do tráfico de animais, do desmatamento. Eles entenderam bem a mensagem e ficaram encantados.”

 Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdeprimavera.com.br