ANIVERSARIANTE

Exposição homenageia os 48 anos da UFMT

Redação 24 Horas News / | 03/12/2018 19:39:18

Homenagem a Wlademir Dias-Pino abre programação da Universidade

Nesta segunda-feira (03), às 18h, será aberta ao público a exposição-homenagem ao artista visual e poeta intensivista Wlademir Dias-Pino, falecido em agosto deste ano, no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT), abrindo a programação cultural e artística dos 48 anos da Instituição. Com o tema “O Olhar Cria Esquinas para o Azul”, e curadoria da viúva do artista e poetisa, Regina Pouchain, o acervo evidencia, pela primeira vez em Mato Grosso e no Brasil, o processo criativo de elaboração da marca da Universidade.

Para a reitora da UFMT, a obra representa não só a identidade visual da Instituição. “É uma honra receber esta homenagem, por conta da devoção e dedicação de Wlademir Dias-Pino com a Universidade”, ressalta a gestora. 

“O acervo é composto por pranchas que contêm referências visuais e teóricas, que se complementam entre si, durante a concepção da marca da Universidade. Ao todo, o processo de pesquisa levou cinco anos até a criação definitiva”, afirma a curadora da exposição, que segue aberta até 31 de janeiro de 2019. 

“Além disso, a exposição reverencia a atuação em duas expressões – gráfica e literária e oportuniza conhecer mais a fundo a obra de Dias-Pino, que ganha cada vez mais projeção internacional e que tem sua origem em Cuiabá e na UFMT. O Wlademir Dias-Pino considerava a Universidade como uma extensão de sua vida, com dedicação ininterrupta, como se fosse sua família”, finaliza.

Programação Cultural dos 48 anos

Na sequência da abertura da exposição, às 20h, o Coral UFMT realiza a “Cantata de Natal” no Auditório do Centro Cultural. Na terça-feira (04), às 19h30, a cena audiovisual está em evidência com a exibição dos curtas mato-grossenses premiados na 17ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina, ocorrida em outubro. 

Na quarta-feira (05), às 19h, será apresentado o musical “Lino, o Menino que queria cantar”, no Auditório do Centro Cultural, pelo projeto “Música com Crianças”, na faixa etária entre sete meses e cinco anos de idade. 

A Orquestra da UFMT está em destaque na sexta-feira (07). O programa será dividido em duas partes, na primeira parte serão executadas músicas clássicas; a segunda será a homenagem aos 300 anos de Cuiabá com a execução da peça “Tricentenário”. Os ingressos podem ser retirados na segunda (03), terça (04) e quarta-feira (05), na Supervisão da Orquestra.

O fim de semana conta com apresentações do Coral da UFMT, com destaques do repertório de 2018 e a peça “Misa Criolla”, do compositor argentino Ariel Ramírez. As performances são no sábado (08) e domingo (09), no Teatro Universitário, e nos dias 14 e 15, no Centro de Eventos Dante de Oliveira e na Paróquia Santo Antônio, ambas em Sinop.

E, na próxima segunda-feira (10), data do aniversário da UFMT, será inaugurado o Presépio, tradicionalmente instalado nos arredores da Guarita I do Câmpus de Cuiabá. Em 2018, será apresentado o Presépio Vivo, em parceria com o grupo “Cena Onze”.

Entre os dias 11 e 14, o Cineclube Coxiponés recebe a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que celebra 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e homenageia Milton Gonçalves, que completa 90 anos de vida em dezembro.

No dia 21, o clima de Natal estará presente em duas exibições de filmes de Jim Carrey, em parceria entre o Cineclube e o Cine Teatro Cuiabá: “Os Fantasmas de Scrooge” (15h) e “O Grinch” (19h30).

Confira a programação completa.


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News