Filme sobre Chacrinha lidera indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

iG Gente | 17/06/2019 17:05:17

A 18º edição acontece no dia 14 de agosto e será transmitido no Canal Brasil

A lista de indicados da maior premiação nacional do audiovisual foi divulgada e o filme com o maior número de indicações é “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, dirigido por Andrucha Waddington, que concorre em 12 categorias. O 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece este ano no dia 14 de agosto e será transmitido para todo país pelo Canal Brasil.

Além do filme que conta a trajetória de Chacrinha, outros destaques do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro são “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, com 10 indicações, e “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, com nove indicações. Essa primeira votação é feita pela Academia Brasileira de Cinema e auditada pela PwC – a mesma empresa que realiza a apuração do Oscar.

Os finalistas concorrem em 33 categorias ao Troféu Otelo, sendo algumas inéditas como Melhor filme ibero-americano lançado no Brasil. Ao todo, concorreram 74 longas de ficção, 67 longas documentários, dois longas infantis, 55 curtas nacionais, além de 43 longas estrangeiros e 11 longas ibero-americanos. Como “Peixonauta – O Filme” foi o único longa-metragem animação inscrito, receberá uma menção honrosa na cerimônia.

“O Grande Prêmio apresenta um vasto panorama da indústria audiovisual brasileira e os profissionais e filmes finalistas refletem a pluralidade do nosso cinema. O objetivo da Academia é representar todas as gerações de cineastas”, diz o presidente da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Peregrino.

Agora que os indicados foram divulgados, no dia 21 de julho começa uma nova etapa na qual os membros da academia e o público votarão nos seus favoritos nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Longa-Metragem Estrangeiro e Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano.

A atriz e cantora Zezé Motta será a homenageada dessa edição cujo tema é música no cinema. Zezé já lançou 14 discos, fez 40 filmes e 35 novelas.

Confira a lista de indicados:

Melhor longa-metragem ficção

Melhor longa-metragem documentário

Melhor longa-metragem infantil

Melhor longa-metragem comédia

Melhor direção

Melhor atriz 

Melhor ator

Melhor atriz coadjuvante

Melhor ator coadjuvante

Melhor direção de fotografia

Melhor roteiro original

Melhor roteiro adaptado

Melhor direção de arte

Melhor figurino

 Melhor maquiagem

Melhor efeito visual

Melhor montagem ficção

Melhor montagem documentário

Melhor som 

Melhor trilha sonora original

Melhor trilha sonora

Melhor longa metragem estrangeiro 

Melhor longa metragem ibero-americano

Melhor curta-metragem animação

Melhor curta-metragem documentário

Melhor curta-metragem ficção

Melhor série brasileira de ficção de produção independente, para tv fechada ou plataforma OTT

Melhor série brasileira de documentário de produção independente, para tv fechada ou plataforma OTT

Melhor série brasileira de animação de produção independente, para tv fechada ou plataforma OTT

Fonte: IG Gente