É CAMPEÃO

Grupo Flor Ribeirinha se torna campeão mundial de folclore na Turquia

Siriri mato-grossense foi escolhido entre representantes de 26 países

Redação 24 Horas News | 05/08/2017 22:25:16
Divulgação Flor Ribeirinha siriri cururu

O grupo mato-grossense Flor Ribeirinha sagrou-se campeão do 18° Festival Buyukçekmece de Cultura e Artes, realizado em Istambul, na Turquia. A apresentação na categoria dança folclórica aconteceu neste sábado (05) e o grupo foi escolhido o melhor entre representantes de 26 países, sendo o único representante brasileiro no evento.

O festival que começou em 26 de julho e segue até terça (8) e tem a participação de 97 grupos de vários países. 

O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo Francisco Vuolo neste sábado (5) em sua página do Facebook. 

No post, Vuolo parabeniza a comunidade ribeirinha do São Gonçalo Beira Rio que levou o Siriri e a história da tradição mato-grossense o mundo. “Uma linda história e exemplo de determinação, crença e vontade de vencer que, com certeza, servirá como referência para quem acredita nas tradições tricentenária do povo Cuiabano”, ressalta o secretário.

O Siriri traz o ritmo contagiante, harmonizado e marcado pela batida da viola de cocho, do mocho e do ganzá, característico do Cururu.

O Flor Ribeirinha foi fundado em 1993 por dona Domingas Leonor, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte. O grupo faz apresentações se utilizando dos ritmos, danças e costumes folclóricos das comunidades tradicionais do Estado.

 


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News