FISCALIZANDO

Ipem inicia operação com produtos alimentícios para ''Festa Junina''

Redação 24 Horas News / | 11/06/2019 15:21:51

Paçoca, pé-de-moleque, milho para pipoca, amendoim, leite condensado, entre outros estão na mira dos agentes

Durante esta semana, os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) irão vistoriar estabelecimentos da capital para verificar os produtos comumente usados nos festejos juninos. O trabalho estará focado nos pré-medidos (pesados e medidos sem a presença do consumidor) como paçoca, pé-de-moleque, milho para pipoca, amendoim, canjica, creme de leite, leite de coco, leite condensado, entre outros.

Os produtos são aferidos quanto ao seu peso, quantidade ou volume, se estão de acordo com as indicações nas embalagens e se atendem à legislação metrológica. A operação ocorre todos os anos nessa mesma data e tem duas fases. Primeiro os produtos são coletados de forma aleatória nos supermercados da cidade. Depois, são encaminhados para a perícia no laboratório do Ipem.

De acordo com a diretora de fiscalização, Jussara Souza Amaral, a perícia é acompanhada por representantes das empresas fiscalizadas, convidados com antecedência para testemunhar os exames, caso haja irregularidades, as empresas são autuadas e possuem um prazo de dez dias para apresentar defesa. O valor da penalidade pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.