TEATRO NO PANTANAL

Jovens do Pantanal assistem Espetáculos de Teatro pela 1ª vez

Jornalista Jonas Jozino | 21/09/2019 08:36:05

O intercâmbio cultural acontece entre dois municípios panteiros Cáceres e Barão de Melgaço.

Cerca de 300 jovens do Município de Barão de Melgaço vão assistir pela 1ª vez neste sábado, dia 20, os espetáculos do Teatro Plenilúnio: Retirante Asa Branca e Romeslau e Stanisleta.

O intercâmbio cultural acontece entre dois municípios panteiros Cáceres e Barão de Melgaço.

Há 03 meses, o artista e professor Hélio Taques vem desenvolvendo em Barão de Melgaço o Projeto Saracura que visa resgatar a arte e desenvolver a cultura entre jovens ribeirinhos do Pantanal mato-grossense.

"Tenho percebido a falta de perspectiva dos jovens do pantanal há um bom tempo, eles acabam ficando vulneráveis às drogas e a prostituição e a arte tem poder de desenvolver nesses jovens a esperança, a ética, o amor e consequentemente devolvendo a alegria e dando perspectiva de vida. A arte é libertadora." diz Taques.


A parceria entre o Projeto Saracura e o Teatro Plenilúnio que é de Cáceres surge da amizade entre os artistas e que juntos decidiram levar a Barão de Melgaço espetáculos premiados e de boa qualidade. Hélio afirma que muitos jovens chegam à escola de barco e que essa é a primeira vez que terão contato com um espetáculo de teatro.


Em Retirante Asa Branca, os pantaneiros poderão ver através da dança o percurso dos sertanejos de forma zoomórfica em tempo de terra seca. O perfomer Ismael Diniz constrói a narrativa de batalha e luta dos retirantes do nordeste, suas tentativas de mudanças e peregrinação pelo país. O pássaro símbolo do sertão, imortalizado por Luiz Gonzaga, entra em cena como a esperança de um futuro melhor.

 

Já em Romeslau e Stanisleta, o Teatro Plenilúnio leva com humor a releitura do clássico de Shakespeare. " Os estudantes das escolas de Barão de Melgaço poderão fazer reflexões sobre a questão dos retirantes e dar boas gargalhadas com a comédia do Teatro Plenilúnio" garante Hélio Taques.

Além dos espetáculos, o Projeto Saracura também oferecerá uma palestra sobre a importância da arte e da cultura na formação do cidadão. A iniciativa de Hélio Taques em desenvolver o Projeto Saracura é pioneira no Município de Barão de Melgaço. Situada no alto pantanal, a cidade ainda este ano receberá a estreia do espetáculo Contação e terá jovens atores melgacenses estrelando o primeiro espetáculo.

 

"Eles estão ansiosos para pisar no palco pela primeira vez e o contato com Teatro Plenilúnio antes da estreia do espetáculo Contação vem estreitar a formação que o Projeto Saracura tem desenvolvido com os jovens da cidade e além de fomentar a cultura no Pantanal"