DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Novo conceito das bibliotecas municipais garante melhorias à educação e cultura

Redação 24 Horas News | 12/03/2018 13:13:00

Com o tema "Quem ganha o presente é a comunidade cuiabana", atividade vai chamar as pessoas à leitura

Foto: Luiz Alves

No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, importante profissão do processo educacional e cultural de uma sociedade. Mesmo com a evolução tecnológica           e seus meios digitais de leitura, engana-se quem pensa que as bibliotecas estão em baixa.

Segundo a bibliotecária Roseli de Fátima Gomes, em torno de 40 pessoas circulam por dia pelas dependências da Biblioteca Comunitária do município de Cuiabá, intitulada "Saber com Sabor", da Praça Clovis Cardozo.

Entre as áreas de atuação do bibliotecário municipal estão 30 atividades e serviços que vão desde o atendimento nos oito tipos de biblioteca (públicas, comunitárias, escolares, infantis, universitárias, especializadas, especiais e ambulantes) até museus, videotecas, entre outros.

O conceito das bibliotecas da Prefeitura de Cuiabá tem mudado à medida que a tecnologia evolui e, com a visão da atual administração, em investir  no setor com base no conceito de Smart Cities (cidade inteligente), adotado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

“Antes trabalhávamos muito com os livros físicos, fichas e manuais e agora passamos a trabalhar com a informatização de sistema, ou seja, o livro físico tornou-se apenas uma dentre as várias informações que devemos gerenciar”, explicou Roseli.

A servidora ainda ressalta que a inovação passou a empregar novas atribuições ao cargo de bibliotecária como organizar, conservar e divulgar acervos de livros bem como cuidar da classificação de livros, papéis e arquivos digitais, além de gerenciar os empréstimos de livros e suas devoluções e ainda catalogar e orientar os usuários.

Com essas mudanças, a também pesquisadora explica que, em vez de sumir, a profissão de bibliotecário vem sendo mais valorizada, uma vez que, mais atuante, cria novas áreas para si, como é o caso da biblioteconomia social.

Atualmente, seis bibliotecas entre municipais e comunitárias são disponibilizadas à população cuiabana, além de 32 bibliotecas escolares. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro realizou, durante o primeiro ano de administração do Município, reparos pontuais nas seis unidades com os serviços emergenciais nas redes  elétrica e hidráulica.

Um plano de reforma mais elaborado para as respectivas bibliotecas está em desenvolvimento e deve acontecer ainda em 2018. Além disso, em concomitância com o Plano Municipal de Educação, mais 20 bibliotecas escolares devem ser implantadas até 2020.  

Programação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza esta semana uma programação especial voltada ao Dia do Bibliotecário com o tema “Quem ganha o presente é a comunidade cuiabana”.

O evento é inspirado no conceito Bookcrossing, criado nos Estados Unidos no começo dos anos 2000, combina leitura e urbanidade ao sugerir o convite aos leitores a partir de livros deixados em espaços da cidade como bancos de praças, paradas de onibus e outros,  para que as pessoas ‘encontrem’ e leiam e, novamente, voltem a deixar os ecemplares, nos locais criando assim uma espécie de cadeia em favor da leitura.

 

Confira a Programação em comemoração ao Dia do Bibliotecário: 

 

12 de março (matutino e vespertino)    

Parque Mãe Bonifácia

Parque das Águas

Parque Tia Nair

 

13 de março (vespertino)          

Praça da República

Praça Bispo

Praça Santos Dumont

Praça da Lixeira

 

14 de março (vespertino)          

Praça 08 de Abril

Praça Rachid Jaud

Praça Popular

Praça Ipiranga

Praça Maria Taquara

 

15 de março (vespertino)          

Orla do Porto


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News