COZINHA BRASIL

Projeto do TRT e MPT forma mais de mil ''mini chefes'' em MT

Redação 24 Horas News / | 20/05/2019 14:15:25

A turma de mini chefes foi formada por alunos de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande

Neste mês de maio o projeto Turminha Escolar Cozinha Brasil, apoiado pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho (MPT/MT), formou 1.182 mini chefes entre 5 e 10 anos. A intenção é que os pequenos sejam multiplicadores da alimentação saudável para pais, amigos e parentes.

O projeto do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (SESI MT) trouxe para as crianças receitas saudáveis e atrativas para a faixa etária, como o suco do Hulk, o patê do halloween ou, ainda, o shake energético.

O Cozinha Brasil é uma iniciativa do SESI, criada em 2004, com foco na melhoria da qualidade de vida a partir da alimentação saudável. Sua versão para crianças e jovens tem o nome de Turminha Cozinha Brasil e, nesta formação, contou com a parceria do Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas da Justiça do Trabalho, entidade formada pelo TRT de Mato Grosso, MPT e Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao todo, foram destinados para o projeto 81,9 mil reais. Os valores são oriundos de condenações em Ações Civis Públicas e execuções de Termos de Ajustamento de Condutas promovidos pelo MPT.

A turma de mini chefes foi formada por alunos de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. Além de aprenderem sobre os alimentos e a relação deles com as funções biológicas do corpo humano, eles receberam instruções sobre higiene e escolhas alimentares.

Para adultos

Além de desenvolver as ações com as crianças, o SESI MT, em parceria com o TRT e MPT, realizou atividades com pais, responsáveis, professores e técnicos de nutrição das escolas. Foram 187 participantes no “Curso de Educação Alimentar 10” e 224 participantes nas "Rodas de Conversa". No primeiro, os alunos botaram a mão na massa e também aprenderam sobre nutrientes, pratos saudáveis, boas práticas de higiene no preparo da comida e congelamento dos alimentos. Já nas Rodas de Conversa, foi o momento de debater como chegar a uma alimentação mais saudável, conforme o Guia Alimentar para População Brasileira.

(Com informações do SESI/MT)