Após recomendação, Fifa aprova VAR na Copa do Mundo de futebol feminino

Ig Esportes | 15/03/2019 14:50:10

Assim como no mundial da Rússia em 2018, será a primeira vez que o árbitro de vídeo será usado no mundial feminino; saiba mais da competição

A Copa do Mundo de futebol feminino, que será disputada na França entre junho e julho deste ano, ganhou um aliado importante para a evolução da competição: o árbitro de vídeo (VAR).

Na reunião do Conselho da Fifa, realizada nesta sexta-feira (15) em Miami, nos Estados Unidos, foi acordado que o VAR estará disponível na competição feminina, porém não foi especificado se o recurso será implementado já na disputa de grupos ou apenas na fase de mata-mata.

Em vídeo publicado nas redes sociais da Fifa foi postado um vídeo com algumas personalidades do futebol feminino elogiando a decisão da entidade, entre eles o dirigente arbitral, Pierluigi Collina.

Collina comanda o Comitê de Arbitragem da Fifa e, recentemente participou do seminário da categoria em Abu Dhabi e Doha, onde o assunto do árbitro de vídeo na copa feminina tinha sido debatido e recomendado para a entidade máxima do futebol.

A árbitra alemã, Bibiana Steinhaus, também aparece no vídeo dizendo que tem 100% de certeza que o VAR será bem usado e que ao final do dia as melhores decisões serão tomadas.

O VAR foi utilizado na Copa do Mundo de futebol masculino, no ano passado na Rússia e foi considerado um sucesso. Desde então algumas ligas nacionais aderiram ao recurso tecnológico, como o Brasil, e até a Liga dos Campeões introduziu o árbitro de vídeo em suas partidas.

A Copa do Mundo de futebol feminino na França será a 8ª edição da história. O torneio começa no dia 07 de junho e vai até o dia 07 de julho, passando por nove cidades francesas entre elas Paris, Reims, Lyon e Nice.

Serão ao todo 24 seleções dividas em cinco grupos de quatro participantes cada. Avançam para as oitavas de final as duas melhores colocadas de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares.

Confira abaixo todos os grupos da Copa do Mundo Feminina de 2019:

GRUPO A

FrançaCoreia do SulNoruegaNigéria

GRUPO B

AlemanhaChinaEspanhaÁfrica do Sul

GRUPO C

AustráliaItáliaBrasilJamaica

GRUPO D

InglaterraEscóciaArgentinaJapão

GRUPO E

CanadáCamarõesNova ZelândiaHolanda

GRUPO F

Estados UnidosTailândiaChileSuécia

A seleção feminina dos Estados Unidos é tricampeã mundial (1991, 1999 e 2015) e a que mais vezes chegou na final, tendo ficado em segundo em 2011. A Alemanha é a segunda com mais títulos, dois no total, enquanto Noruega e Japão tem um título cada.

Com a implementação do VAR na Copa do Mundo de futebol feminina, quem você acha que tem chances de vencer o torneio? Deixe seu comentário abaixo.