Edição de 2019 da Oi Rio Pro comemora três décadas do Mundial de Surfe no Brasil

iG Esporte | 18/06/2019 13:06:44

Este ano o Rio de Janeiro comemora 30 anos da primeira etapa do Mundial de Surfe realizada no Estado. Confira a programação da edição 2019

A quinta edição do Oi Rio Pro, que começa nesta quinta-feira (20) e vai até dia 28 de junho, definirá os campeões nas ondas da Praia de Itaúna ou da Barrinha em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Leia também: 

O Oi Rio Pro vai completar 30 anos de história da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour no estado. A capital carioca fez parte do calendário desde o primeiro Circuito Mundial em 1976, com os pioneiros eventos na Praia do Arpoador, mas a maioria aconteceu na Barra da Tijuca, até mudar para a “Cidade do Surfe” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde os brasileiros estão invictos com os títulos de Adriano de Souza em 2017 e Filipe Toledo em 2018.

As previsões são positivas e os surfistas devem começar a se apresentar logo no primeiro dia do Oi Rio Pro, mas as atividades na arena do evento já serão iniciadas na quarta-feira com a coletiva de imprensa.

Também na manhã da quarta-feira, entre 11h00 e 12h30, em frente à WSL House, (Av. Oceânica, 1500, Praia de Itaúna, em Saquarema) será realizada uma programação especial da World Surf League para jovens meninas surfistas com idade entre 8 e 16 anos.

O Rising Tides – WSL Girls Program é um evento que antecede todas as etapas do Mundial de Surfe. Nesse local as meninas terão a oportunidade de pegar ondas e aprender com grandes estrelas da elite mundial feminina numa session especial.

Filipe Toledo, mais conhecido como Filipinho, é o atual campeão do Oi Rio Pro. O brasileiro é o único que já venceu duas vezes o evento, a primeira vitória foi em 2015, diante de uma multidão impressionante que lotou a Barra da Tijuca.

Leia também: 

O havaiano John John Florence, líder do ranking da WSL 2019, ganhou a última na capital carioca em 2016 e Adriano de Souza a primeira em Saquarema em 2017. O bicampeão mundial Gabriel Medina também estará presente no Oi Rio Pro, assim como as estrelas do surfe feminino Stephanie Gilmore, e as brasileiras Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb.