Fora da abertura da Copa em 2018, Brasil já fez partida inaugural quatro vezes

| 22/05/2018 13:30:02

Última participação da seleção brasileira em jogos de abertura da Copa do Mundo aconteceu em 2014, quando País sediou o torneio e venceu a Croácia

Neste ano, o jogo de abertura da Copa do Mundo será entre Rússia e Arábia Saudita. O torneio começa em 14 de junho e esta será a única partida do dia. O cofronto acontece no estádio Luzhniki, às 18h no horário local, o que corresponde ao meio dia no horário de Brasília.

Apesar de estar fora do jogo inaugural desta vez, o Brasil já fez a partida de abertura da Copa do Mundo em quatro oportunidades. A primeira delas aconteceu em 1950, na primeira vez em que o torneio foi disputado em terras brasileiras. O embate foi contra o México, no Rio de Janeiro, com vitória da seleção canarinho por 4 a 0.

Em 1974, na Alemanha, o Brasil fez sua segunda partida de abertura, visto que havia sido campeão da edição anterior. Desta vez o confronto foi contra a Iugoslávia e terminou empatado em 0 a 0.

Novamente como atual campeão, em 1998, o Brasil fez o jogo de abertura do torneio na França. A partida contra a Escócia terminou com vitória de 2 a 1 para a seleção brasileira e três pontos na conta já no primeiro confronto do Mundial, que terminou de forma melancólica, com uma derrota para os donos da casa na final.

Em 2002 a seleção canarinho ficou com o título pela última vez, mas isso não resultou em participação no jogo de abertura da edição seguinte, em 2006. Isso porque a Fifa definiu que, a partir daquela Copa, o país sede do torneio deveria fazer o jogo de abertura.

Por conta disso, o Brasil voltou a fazer o jogo de abertura da Copa do Mundo em 2014, quando sediou o campeonato. A partida inaugural foi contra a Croácia e terminou com vitória da seleção brasileira por 3 a 1, em confronto disputado na Arena Corinthians, em São Paulo.

Curiosidades

Na primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai em 1930, os dois primeiros jogos do torneio foram realizados no mesmo horário. França e México foi considerado o jogo de abertura, embora tenho sido realizado no mesmo horário de Estados Unidos e Bélgica.

Em 1934, a situação foi ainda mais peculiar. Ao todo, oito jogos aconteceram na rodada de abertura da Copa , todos no mesmo horário. A partida do país sede, a Itália, contra os Estados Unidos, acabou sendo considerado o jogo de abertura.

*Com informações da Agência Brasil


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News