CORRIDA

Sinop recebe etapa da corrida/caminhada ''Mexa-se''

Redação 24 Horas News / | 18/06/2019 20:02:32

O principal objetivo é estimular e divulgar a importância da atividade física regular

A Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop em parceria com o Rotary Club de Sinop e a Gerencia de Esportes da Prefeitura Municipal de Sinop realizou, neste sábado (15), a 1ª etapa de Corrida/Caminhada do Projeto Mexa-se: Quem ama se cuida - 2019. A prova foi realizada no Bairro Planejado Aquarela das Artes.

O principal objetivo é estimular e divulgar a importância da atividade física regular e da alimentação saudável no combate à obesidade, hipertensão e diabetes. Para atingir essa meta, várias ações são realizadas ao longo do ano, como capacitação e treinamentos aos profissionais de educação física e profissionais da saúde do município de Sinop, palestras nas empresas, corridas e caminhadas e o desafio de 100 dias para duas voluntárias para mudança de hábitos.

Um dos coordenadores do projeto, o professor Mário Mateus Sugizaki, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) ressalta que “é importante conscientizar a população sobre a necessidade de praticar atividade física regular e cuidar da alimentação para combater várias doenças e melhorar a qualidade de vida”.

Durante esta 1ª Etapa de Corrida/Caminhada, houve também a participação da equipe do Projeto de Extensão UFMT na Comunidade, prestando atendimento de aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e determinação de glicemia capilar aos participantes.

De acordo com a acadêmica do 3º semestre de Enfermagem, Fernanda Razini, “a participação dos acadêmicos na organização do Mexa-se é muito gratificante, pois é uma oportunidade de colocar em prática o contato e a convivência com a comunidade, além de saber que, de alguma forma, contribuímos com a comunidade, levando entretenimento e saúde. É indescritível terminar o evento e ver que deu tudo certo”.

O evento atendeu mais de 1.000 pessoas e arrecadou quase 1.500 quilos de alimentos, que foram distribuídos entre os Centros Espíritas de Sinop, que fazem ações filantrópicas fornecendo sopão e cestas básicas às famílias carentes do município.

Segundo o professor Carlos Cesar Breda, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), Câmpus de Sinop, também coordenador do Projeto Mexa-se: Quem ama se cuida, “mais uma vez o evento fui um sucesso e, a cada ano o Mexa-se se consolida como o evento esportivo, de saúde e de lazer mais esperado de Sinop, com a participação de vários atletas, mas também de famílias. Em breve iremos transformar esse evento no maior evento de corrida e caminhada de Mato Grosso”.