IGUALDADE SALARIAL

Audiência pública vai debater igualdade salarial entre mulheres e homens na segunda-Ffeira

Redação 24 Horas News | 25/05/2019 07:34:25

Deputado quer discutir políticas públicas que garantam equidade no disputado mercado

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (27), audiência pública para debater políticas públicas visando a igualdade das mulheres e homens no mercado de trabalho, com o tema “Trabalho Igual Sálário Igual”.

A iniciativa é do deputado Max Russi (PSB) e vai reunir mulheres de diversos segmentos da classe empresarial de Cuiabá. Para o parlamentar, a audiência será fundamental para buscar propostas que garanta a igualdade salarial entre homens e mulheres.

“Esse é um problema do país, onde as mulheres ganham em torno de 20% a menos que os homens, ocupando as mesmas funções e cargas horárias nos mesmos serviços”, afirmou o deputado.

“Temos que fazer essa discussão. A ideia da audiência pública é chamar a sociedade para debater essa questão, fazendo debates com outras classes de mulheres de negócios para buscarmos soluções com encaminhamentos para cada vez mais diminuir essa diferença”, explicou ele.

Mas a desigualdade salarial entre os gêneros persiste no Brasil. O país ocupa o 132º lugar no ranking do Fórum Econômico Mundial, de uma lista de 149 nações, sobre equidade salarial para trabalho similar, formulado em 2018. Um ano antes, ocupava a 119º posição

“Através de pesquisas, podemos observar que as mulheres ganham até 20% a menos que os homens, em média ocupando as mesmas funções. Defendemos sempre a igualde de condições entre homens e mulheres e oportunidades. Também temos que ver essa questão salarial”, disse Russi.

De acordo com o deputado, “assim, entre essas pessoas, deve existir uma remuneração padrão, sendo certo que todos os funcionários de uma determinada empresa que exerçam a mesma função devem receber o mesmo salário”, complementou ele.

A audiência pública acontece às 19h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa.