SAÚDE MASCULINA

Campeonato 'Novembro Azul' intensifica sensibilização para saúde do homem

Jornalista Jonas Jozino | 28/11/2017 08:43:45

Para o líder comunitário da região, Junior Souza, a parceria do SESC com os PSF, não trouxe apenas diversão e lazer para a comunidade.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) vem inovando nas abordagens de sensibilização sobre a importância da participação do público masculino como protagonista de seus cuidados em saúde. Diante disso, diversas Unidades Básicas de Saúde da Capital realizam ações que vão desde palestras, exames, atividades de integração social e entretenimento.

No sábado (25), dando seqüência as atividades do mês de alusão ao “Novembro Azul”-, campanha de conscientização e prevenção precoce do câncer de próstata, os Programas de Saúde da Família dos bairros São João Del Rey, Novo Millennium, Osmar Cabral, Santa Laura, Jardim Fortaleza e Jardim Liberdade em parceria com o Clube SESC Balneário Osmar Cabral realizaram a 2ª Edição do Campeonato Novembro Azul. A disputa que aconteceu na sede do Clube, contou com 10 equipes de futsal, e teve como campeã a 'Osmar Cabral II'.

Além da torcida, os comerciantes e a população local que compareceram ao ato participaram de atividades de educação em saúde como palestras, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, jogos recreativos, orientações contra doenças sexualmente transmissíveis e ainda teste de circunferência abdominal. Os trabalhos foram conduzidos por profissionais das referidas unidades de saúde e pela equipe de enfermagem do SESC e residentes de medicina.

"Sabemos que o número de homens que procuram os centros de saúde é muito menor do que os das mulheres. Por isso, no ano passado buscamos a parceria dos PSF e com o atrativo futebol fizemos o ‘ Torneio Novembro azul’ que celebra a segunda edição, visando à promoção e prevenção em saúde dos homens, incluindo a detecção precoce do câncer de próstata. Já estamos planejando a terceira edição para o ano que vem”, enfatizou Bruna Cristina, enfermeira do Balneário.

Para o líder comunitário da região, Junior Souza, a parceria do SESC com os PSF, não trouxe apenas diversão e lazer para a comunidade. Ela também contribuiu para que tenha mais interação dos homens com os centros de saúde da região. “O evento ocasionou lazer para a população e conscientização sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Ele é a segunda causa de morte por câncer na população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. Infelizmente ainda assim, muitos homens deixam de fazer o exame por preconceito, isso contribui para que o Brasil avance no ranking anual, onde mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença. Tenho certeza que após esse evento, nós homens cuidaremos mais e melhor da nossa saúde. Por isso, parabenizo à todos os que de forma direta ou indireta participaram e contribuiram para que este evento ganhasse essa linda proporção. Que esse seja mais um de muitos eventos que a comunidade desfrutara da parceria entre os PSF e o SESC", pontuou.

MAIS AÇÕES

A Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Altos da Serra I e II, também aproveitou o sábado para realizar ações do ‘Novembro Azul’. Ao todo, mais de 100 homens compareceram à unidade e além de participarem do café da manhã de inclusão, puderam fazer consultas e exames de rotina, além de agendamentos para análise e diagnóstico do câncer de próstata.