LAZER EM VG

Dia de Rua e Lazer atendeu centenas de moradores do Parque do Lago com serviços de Saúde Preventiva

Jornalista Jonas Jozino | 21/08/2017 09:55:03

O objetivo do evento, segundo o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes é informar e educar a população, sobre as doenças e meios de preveni-las


Pellentesque erat arcu

O projeto 'Dia de Saúde, Rua de Lazer' atendeu na manhã de Domingo (20) famílias moradoras do Bairro Parque do Lago, com serviços de saúde preventiva, além de atividades lúdicas e de lazer. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, realizado na Policlínica do Parque do Lago, reuniu nas primeiras horas da manhã centenas de moradores que foram buscar atendimento de saúde e principalmente serviços de consultas médicas, testes rápido de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual, orientações nutricionais, saúde bucal entre outros serviços da Saúde preventiva. As secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social, também foram parceiras da ação, que contou com as presenças dos secretários, de Estado de Saúde Luiz Soares e Municipal de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

O objetivo do evento, segundo o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes é informar e educar a população, sobre as doenças e meios de preveni-las. " Para isso, serão realizadas atividades e ações educativas, uma vez por mês, nos bairros onde a prefeitura possui suas policlínicas e colocar em prática o projeto também nas unidades Básicas de Saúde.

"Esta e a primeira edição do "Dia de Saúde, Rua de lazer", e queremos estreitar laços entre a comunidade e o servidores da Saúde, no fortalecimento das ações da Atenção Básica. Queremos conscientizar a população de que saúde pública não serve apenas para cuidar de pessoas doentes, mas também, para prevenir e promover a educação em saúde. O nosso objetivo final é ter a população mais saudável e com mais qualidade de vida. A informação é base da prevenção. Mudar de hábitos a tempo evita-se muitas doenças, como exemplo a alimentação, largar vícios e fazer exames e testes. O nosso propósito é promover essa interação e oferecer a população cada vez mais um serviço de qualidade de acordo com a necessidade de cada comunidade", finalizou o secretário da pasta.

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, defendeu a ação desenvolvida pelo município de Várzea Grande, explicando que vem ao encontro com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) onde usuários, trabalhadores e gestores ficam mais próximos das vidas das pessoas. A Atenção Básica é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. As Unidades Básicas de Saúde – instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem – desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade. Essa ação de Várzea Grande faz parte da estratégia Saúde Mais Perto de Você, que enfrenta e conhece as necessidades de saúde das comunidades, e projeta a Atenção Básica ", disse ele

O lazer ficou por conta da secretária de Educação, Cultura Esporte e Lazer, com apresentações culturais e folclóricas, danças e brincadeiras envolvendo toda a comunidade, interagindo com os servidores da saúde. A Guarda Municipal que também foi parceira do evento estimou um público de quase 400 pessoas, o que foi considerado pelos organizadores um sucesso por ser a primeira edição do evento.

A vigilante, Maria Aparecida da Silva, parabenizou a coordenação do evento e todos os servidores envolvidos. "Parabéns à prefeita Lucimar Campos que cada vez mais está olhando para a nossa comunidade, inclusive aqui no Grande Cristo Rei, não só com serviços de saúde como também arrumando as ruas e calçadas. A nossa Iluminação Pública também melhorou muito. As nossas comunidades estão mais felizes e os bairros estão mais agradáveis", disse a moradora.

A população de Várzea Grande poderá contar com a ação, uma vez por mês, que será realizada inicialmente nas policlínicas e estendida aos PSFs do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os serviços prestados pela Saúde estarão também a realização de exames e consultas, em várias especialidades. Além disso, as comunidades poderão contar com serviços de assistência Jurídica gratuita, cadastro e atualização do Bolsa Família, orientação e panfletagem de vários setores da rede pública, entrega de kits de higiene bucal, assistência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e vários outros serviços.