QUALIFICAÇÃO

Escola de Governo realiza seis cursos esta semana

Jornalista Jonas Jozino | 20/09/2017 08:40:16

O curso de Ações em Defesa Civil é realizado em Juína, onde é realizada a 9ª edição da Caravana da Transformação, e em parceria com a Defesa Civil.

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendencia da Escola de Governo, capacita ao longo desta semana 185 servidores de diversas áreas. Ao todo são seis cursos de qualificação, sendo que alguns são em parceria com outros órgãos e secretarias do Executivo.

Entre eles estão as capacitações de Saúde, Segurança do Trabalho e Perícia Médica; Ações em Defesa Civil; Análise Criminal Utilizando a Linguagem R; Gestão de Convênios: Descentralização de Recursos Estaduais, Captação de Recursos Federais e Operacionalização do Sistema Siconv; Direção Defensiva e o Programa de Liderança e Coaching para Gestores Públicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

O curso de Saúde, Segurança do Trabalho e Perícia Médica é ofertado em parceria com a Superintendencia de Gestão de Pessoas da Seges e faz parte de um ciclo de capacitações que a pasta realiza com servidores da área de recursos humanos.

A qualificação visa empoderar esses servidores acerca dos fatores de riscos e das condições inadequadas de trabalho para que possam desenvolver ações continuadas de melhorias de seus ambientes de trabalho e da constituição de mecanismos de enfretamento das situações desfavoráveis.

O curso de Ações em Defesa Civil é realizado em Juína, onde é realizada a 9ª edição da Caravana da Transformação, e em parceria com a Defesa Civil. A qualificação visa melhorar os processos de decretação de situação de emergência, captação de recursos e prestação de contas.

Já o de Análise Criminal Utilizando a Linguagem R é realizado apenas pela Escola de Governo e ensina e desenvolve no aluno competências iniciais na linguagem de programação R, de forma a impulsionar seu autodesenvolvimento nesta linguagem.

O Programa de Liderança e Coaching para Gestores Públicos da Politec, também é realizado apenas pela Escola de Governo e busca desenvolver alta performance na arte de liderar, utilizando o coaching como ferramenta de desenvolvimento humano.

O curso de Direção Defensiva é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e visa proporcionar aos condutores e futuros condutores uma reflexão sobre a importância da prática da direção defensiva, visando o desenvolvimento de atitudes seguras no trânsito.

A Secretaria de Planejamento é a parceira no treinamento Gestão de Convênios: Descentralização de Recursos Estaduais, Captação de Recursos Federais e Operacionalização do Sistema Siconv, que tem o objetivo de capacitar servidores dos municípios para realizarem o acompanhamento das propostas e execução de instrumentos de descentralização de recursos e na elaboração de projetos para captação de recursos e inclusão no Sistema Siconv.