APRENDENDO A MATEMÁTICA

Escola realiza Semana da Matemática para ensinar questões do cotidiano

Jornalista Jonas Jozino | 19/11/2019 10:50:04

Foram transferidos 35 objetivos da matemática concreta, questões vivenciadas na realidade dos nossos alunos.

 

Mais de 600 estudantes visitaram os 35 projetos expostos na 1ª Semana da Matemática da Escola Estadual Mario Nassarden, localizada no município de Nobres (146 quilômetros a médio-norte de Cuiabá) que teve como destaques os projetos abordando o Tabuleiro de Galton, Matemática e Suas Tecnologias e Transferímetro. No evento, os alunos expuseram trabalhos que ajudam a resolver os problemas cotidianos de matemática utilizando jogos lúdicos e tecnologia. A 1ª Semana ocorreu entre quinta-feira (31.10) e quarta-feira (06.11).

Segundo Alaércio Lemes, um dos organizadores do evento, após a intervenção pedagógica na área de matemática, os professores resolveram estender os trabalhos para os demais alunos, como uma forma de resolver pequenas questões do dia a dia.

“Pensando em estender para toda a escola, resolvemos, eu e a colega Fabiana Maciel, criar a 1ª Semana da Matemática para socializar os conhecimentos. Foram transferidos 35 objetivos da matemática concreta, questões vivenciadas na realidade dos nossos alunos. Destacamos três projetos, mas todos são importantes”, explica Alaércio.

Fabiana e Alaércio lembram que a matemática desempenha papel importante e decisivo no cotidiano das pessoas. A matemática interfere na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno.

“Por isso, torna-se cada vez mais importante a discussão de abordagens metodológicas pelas quais o aluno possa aprender matemática de maneira a empregá-la adequadamente nas situações diversas com as quais se depara”, explica.