Lava Jato: 65% dos brasileiros acham “justa” a operação, diz pesquisa

Metrópoles | 12/02/2019 17:30:07

Levantamento indica que, para 77,2% dos entrevistados, as ações policiais contra a corrupção vão aumentar neste ano de 2019

A Operação Lava Jato é considerada justa por 65,7% dos brasileiros, de acordo com uma consulta on line realizado pela Paraná Pesquisas e divulgada nesta terça-feira (12/2). O mesmo levantamento indica que, para 77,2% dos entrevistados, as ações policiais contra a corrupção vão aumentar neste ano de 2019.

Essas são as principais conclusões da pesquisa, cujo objetivo foi avaliar a percepção do brasileiro sobre a Lava Jato. As respostas mostram que grande parte dos entrevistados (42,5%) está acompanhando ainda mais as notícias sobre a operação, que levou à prisão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro por conta do apartamento tríplex.

Na mesma Lava Jato, o petista acaba de ser condenado a 12 anos e 11 meses no processo sobre o sítio de Atibaia.

A apuração mostrou que as ações policiais da operação são brandas ou leves para 21,2% dos brasileiros, enquanto que 10,3% veem excessos cometidos pela força-tarefa.

Foram consultadas 2.004 pessoas em 162 municípios de 26 estados, mais o Distrito Federal, entre os dias 7 e 10 de fevereiro. A pesquisa foi realizada a partir de questionário on line. Os questionários foram encaminhados à base de contatos cadastrada do Grupo Paraná Pesquisas a partir de mensagens eletrônicas.

Jornalista: Carlos Estênio Brasilino