ABASTECIMENTO

Palestra destaca os benefícios da água tratada para agentes de saúde e endemias em Poconé

Jornalista Jonas Jozino | 28/11/2017 08:48:43

A coordenadora do Programa Saúde na Escola – PSE, Lúcia Alves, esteve presente na palestra e ressalta que as dúvidas foram esclarecidas.

Responsáveis em promover ações de educação em saúde junto à comunidade, os agentes comunitários de Poconé participaram de uma palestra promovida pela concessionária responsável pelos serviços de água no município. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o encontro realizado neste mês de novembro reuniu cerca de 20 profissionais, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a importância do tratamento da água.

A palestra foi apresentada pelo engenheiro sanitarista e ambiental da Águas de Poconé, Murilo Formiga, que abordou diversos assuntos como as etapas que envolvem o tratamento de água, desde a captação até a distribuição, limpeza periódica da caixa-d’água, o perigo de utilizar a água proveniente de poços e fontes alternativas, que podem estar contaminadas. O palestrante também deu dicas para a utilização racional da água e explicou como funcionam os serviços prestados pela concessionária.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola – PSE, Lúcia Alves, esteve presente na palestra e ressalta que as dúvidas foram esclarecidas. “Este encontro foi muito bom, pois tivemos vários esclarecimentos sobre os processos de tratamento da nossa água e a utilização correta deste recurso. É importante que os profissionais recebam todas as informações para compartilhar com a comunidade”.

Para a agente de saúde há 12 anos, Veronice Bastos de Almeida, esta é uma oportunidade para informar a população sobre a qualidade da água distribuída na cidade. “Achei a palestra de suma importância para contribuir na prevenção de diversas doenças causadas pela falta de saneamento. Muitas pessoas ainda consomem água de poços domiciliares e não tem conhecimento de que pode estar contaminada”.

“As informações que foram repassadas são valiosas, já que a saúde está ligada diretamente com o tratamento adequado da água. Os agentes de saúde e endemias são multiplicadores e levam para as famílias as melhores formas de cuidados a serem tomados com a água”, afirmou a coordenadora de Atenção Básica, Rafaela Assis.