Projeto sobre porte de armas pode ser votado esta semana na Câmara

Agência Brasil | 18/08/2019 22:00:08

O texto, que ganhou caráter de urgência na Casa, permite a concessão por decreto de porte de armas de fogo para novas categorias

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar, esta semana, o Projeto de Lei 3.723/19, do Poder Executivo, que permite a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Na semana passada, o plenário da Casa aprovou o regime de urgência para votação da proposta.

Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais. O porte de armas consiste na autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Já a posse só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.

O relator do projeto, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), acatou três das 20 emendas apresentadas à proposta, como estender o porte de arma para os oficiais de Justiça e para os oficiais do Ministério Público.

PolíticaMaia diz saber onde está problema político de cada reforma tributáriaAlém do projeto do governo, que prometeu enviar, hoje há três reformas tributárias para serem analisadas no Congresso

Jornalista: Agência Brasil