EDIÇÃO

Próxima edição do 'Jovens de Futuro' ocorrerá em Santo Antônio de Leverger

Jornalista Jonas Jozino | 08/10/2019 17:35:09

O evento será nesta sexta-feira (11.10), às 14h, no canal da Seciteci no Youtube

Nesta sexta-feira (11.10), às 14h, será realizada a quarta edição da transmissão ao vivo ‘Jovens de Futuro’, direto do município de Santo Antônio de Leverger (a 12 km de Cuiabá). Neste evento, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), também ocorrerá o lançamento do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

“O projeto ‘Jovens de Futuro’ tem como objetivo ressaltar a trajetória de cada participante para incentivar crianças e adolescentes a acreditarem e se esforçarem para realizar os seus sonhos. Esses jovens nos orgulham e servem de exemplos de força, dedicação, coragem e superação”, destacou o secretário da Seciteci, Nilton Borgato. Ao todo, serão realizadas cinco edições do ‘Jovens de Futuro’, sendo que a última ocorrerá durante a ‘Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’, no dia 25 de outubro.

Um dos participantes dessa edição será o Samuel José de Barros Costa, 20 anos, que desde pequeno tem uma forte ligação com as artes. Com apenas dois anos, já cantava na igreja, depois se envolveu em projetos de literatura, venceu concursos de música e literatura e chegou a publicar um texto na Academia Mato-grossense de Letras. Hoje, Samuel, que sonha em ser um diplomata, cursa Letras na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, em junho de 2020, representará o Brasil na Romênia, ministrando aulas de inglês para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos.

Outro participante será o músico Jhonnisvan da Cruz Campos, de 20 anos, que iniciou sua carreira violinística aos 13 anos de idade em um projeto social da cidade. Com o tempo, Jhonni Campos, como é conhecido, foi se especializando no violino e, devido ao seu esforço e dedicação, ingressou no projeto de extensão ‘UFMT com a Corda Toda’. Em 2017, ingressou no curso de Música da Universidade. Atualmente, dá aulas em dois projetos musicais e compõe algumas orquestras como o UFMT em Cordas e Orquestra da UFMT. O estudante tem se esforçado para obter bolsas de mestrado e doutorado em outros países para ampliar seu conhecimento musical.

Já para Claudeci Galdino de Campos, de 20 anos, o futebol foi sua grande inspiração desde criança. Com 9 anos, já demonstrava muito talento para jogar e, com 11, contou com o apoio de seu pai para levá-lo aos treinamentos. Por viver em um sítio, mais distante da cidade, tinham que enfrentar a falta de iluminação à noite para voltar para casa. Diante dessas dificuldades, contou com o apoio de um projeto social, e aos poucos foi conquistando campeonatos e participando de testes de clubes, sendo considerado um dos melhores volantes de Mato Grosso. O maior sonho de Claudeci é se tornar um grande jogador e ajudar sua família a ter um futuro mais promissor.

O projeto conta com a parceria da Unicef, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).

Fundo da Infância e Adolescência

Durante a transmissão ao vivo, também ocorrerá o lançamento do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A presidente da APDM, Tayane Castro, lembra que conseguiu, depois de 10 anos, regularizar o FIA de Santo Antônio de Leverger, enquanto esteve à frente da Secretaria de Assistência Social do município.

“Essa tarefa não foi fácil, mas temos buscado parcerias com empresas privadas e com a sociedade levergense para destinar o imposto de renda ao fundo do nosso município. É sempre bom esclarecer que o contribuinte não paga nada mais por isso, apenas escolhe onde deixar parte do seu IR devido, já que depois que o recurso vai para o governo federal, não retorna mais para o município”, explica ela.

O evento também servirá para comemorar o dia das crianças, celebrado no dia 12 de outubro. “Durante a transmissão, serão repassadas informações aos doadores, pessoas físicas ou jurídicas, que podem ser solidários com as crianças fazendo sua doação. Além disso, iremos compartilhar com os demais gestores de assistência que os municípios de pequeno porte também podem desenvolver a campanha para fomentar o FIA”.

Para assistir a transmissão ao vivo, basta se inscrever no Canal da Seciteci por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg e acionar o “sininho” para receber as notificações. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0121.