Seplag realiza treinamento em Gestão Patrimonial com servidores de todos os órgãos

| 14/08/2019 11:20:33

A capacitação se estende até a próxima sexta-feira (14) e tem como principal foco a realização anual do inventário de bens

Durante a programação, os servidores podem conhecer um pouco mais sobre a importância da realização do inventário - Foto por: Divulgação
Durante a programação, os servidores podem conhecer um pouco mais sobre a importância da realização do inventário

A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços, realiza desde a última segunda-feira (12.08) capacitação em Gestão Patrimonial, com ênfase na realização do inventário de bens do Estado. O treinamento se estende até a próxima sexta-feira (14.08) e tem como principal foco a realização anual do inventário de bens. Participam servidores de todos os órgãos e secretarias que atuam na área de patrimônio.

O inventário de bens é realizado anualmente e consiste no levantamento, identificação e cadastro dos bens móveis, imóveis e almoxarifados no Sistema Integrado de Controle Patrimonial (SIGPAT), uma solução corporativa integrada e informatizada de gestão pública com acesso pela web, composto pelos módulos de Almoxarifado, Patrimônio Mobiliário e Imobiliário, na qual fica hospedada a base de dados dos bens móveis e imóveis que compõem o patrimônio do Executivo.

O levantamento, a identificação e o cadastramento dos bens pertencentes aos órgãos é realizado por meio de inventário in loco nos 141 municípios de Mato Grosso, visando a atualização, informatização e integração da base de dados dos bens que compõem o patrimônio.

Servidores da Controladoria Geral do Estado e da Secretaria de Fazenda auxiliam o treinamento no que diz respeito à explanação da relevância da realização do inventário de bens, principalmente, quanto à mensuração e evidenciação do patrimônio do Estado e para o cumprimento das normas vigentes.

Sob o aspecto patrimonial são tratados normas, procedimentos e fluxos de processos de gestão de bens de consumo, bens permanentes móveis e bens imóveis.

Durante a programação, os servidores podem conhecer um pouco mais sobre a importância da realização do inventário, evidenciação contábil do patrimônio, informações gerais sobre gestão patrimonial de bens móveis e de bens de consumo e inventário de bens móveis e de consumo.

A secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Karollyne Martimiano, ressalta a importância da participação dos órgãos para que o inventário de bens deste ano seja realizado da melhor maneira possível. “A capacitação dos órgãos para a realização dos inventários é imprescindível para que possamos atingir a excelência nos trabalhos”.