CAPACITAÇÃO

Seplan e Sinfra ministram capacitação sobre ferramenta ArcGIS

Jornalista Jonas Jozino | 28/11/2017 08:46:16

Durante o curso os alunos desenvolveram uma série de exercícios com o auxílio do instrutor Giovanni Ormond, servidor da Sinfra.

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), organizou a capacitação ArcGiS, ferramenta útil para a cartografia do Estado. O curso foi ministrado na Escola de Governo, na última semana.

Além dos servidores das duas Secretarias participaram, ainda, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e da Agência Estadual de Regulação dos Servidores Públicos (Ager). O objetivo foi qualificar técnicos para operarem a aplicação do ArcGIS.

A plataforma permite a elaboração e análises do espaço (lotes, quadras, distritos, municípios, terras indígenas, área de preservação permanente, áreas de risco e etc). Em suas funcionalidades mais avançadas o ArcGIS trabalha com o relevo do solo, explica o servidor da Seplan que acompanhou a realização do curso, Paulo Cezar de Souza.

“A relevância dos conhecimentos derivados dessa aplicação tem sido cada vez mais recorrente o que torna importante habilitar técnicos para uso do arsenal analítico-gerencial por meio do ArcGIS”, disse.

Durante o curso os alunos desenvolveram uma série de exercícios com o auxílio do instrutor Giovanni Ormond, servidor da Sinfra.