EM CUIABÁ

Umbandistas fazem procissão para Yemanjah

Redação 24 Horas News | 07/12/2018 08:23:33

A saída da procissão está marcada para as 08 horas, no domingo (09.12), no Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (rua Fenellon Muller, 196 – bairro Dom Aquino).

Conhecida como a "rainha do Mar" entre os que cultuam as religiões de matriz africana, Yemanjah será homenageada, neste dia 09 de dezembro, com uma profissão a partir do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, no bairro Dom Aquino. O roteiro termina às margens do rio Cuiabá, onde serão feitas oferentes ao orixá.

Esta é a 59ª edição da procissão e está sendo organizada pela Federação Nacional de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros (Fenucab), sob a coordenação do pai de santo Airton dos Santos. Com 85 anos, ele vai comanda a procissão, que começou a ser realizada em dezembro de 1960 como forma de comemorar o dia da umbanda, decretado feriado por proposição apresentada pelo então deputado estadual Humberto Bosaipo e sancionado pelo então governador Júlio Campos. Em 1981, Yemanjah passou a ser a padroeira da Fenucab por orientação mediúnica ao pai de santo Airton dos Santos, que continua atendendo no centro espírita. Hoje, ele é vice-presidente da Fenucab e defende a inclusão da procissão a Yemanjah no calendário de comemoração dos 300 anos de Cuiabá, em 2019.

A saída da procissão está marcada para as 08 horas, no domingo (09.12), no Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (rua Fenellon Muller, 196 – bairro Dom Aquino). Após a procissão e louvação aos orixás, haverá almoço gratuito e homenagens a outras entidades da umbanda, como pretos velhos e caboclos.


ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do 24 Horas News