Umidade relativa do ar fica abaixo de 12% em 22 municípios de MT e Inmet aponta risco à saúde e incêndios florestais

| 16/09/2019 16:22:51

Período crítico é entre 13h e 17h e abrange as áreas de 22 municípios. Organização Mundial de Saúde (OMS) entende como "ideal" uma medição de 60% para umidade do ar.

Foto: Yago Oliveira/G1

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta nesta segunda-feira (16) para a baixa umidade relativa do ar, de 12%, que pode causar risco à saúde e propensão a incêndio florestais em 22 municípios de Mato Grosso. As temperaturas na região metropolitana de Cuiabá podem atingir máxima de 41º C durante a semana.

Segundo o Inmet, o grau de severidade é classificada como 'grande perigo' por causa da umidade do ar que atinge índices semelhantes a áreas do deserto.

O período crítico é entre 13h e 17h e abrange as áreas do Centro Sul Mato-grossense e Sudeste Mato-grossense.

O alerta é principalmente aos moradores dos municípios de Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Várzea Grande.

A previsão do Inmet é que umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 40% nos outros municípios durante esta semana.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) entende como "ideal" uma medição de 60% para umidade do ar.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas na Grande Cuiabá devem variar entre 24ºC e 41°C.

Na terça-feira (17), a capital deve marcar máxima de 40ºC e mínima de 24ºC. Na quarta-feira (18), mínima de 26ºC e máxima de 40°C. Já na quinta-feira (19), a mínima é 28ºC e a máxima 39ºC. Na sexta-feira (20), novamente, a máxima deve ser de 40ºC e a mínima de 27ºC.

 

O fim de semana continua com tempo seco e altas temperaturas, no sábado (21). A mínima prevista é de 25ºC e a máxima, 40ºC. Já no domingo (22), a mínima continua em 25ºC e a máxima deve chegar a 39ºC. Segundo o Cptec e o Inpe, a semana vai ser quente com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, a semana também deve ser de muito calor, tempo seco e baixa umidade relativa do ar inferior a 30%. A probabilidade de chuva para toda a semana, segundo o Inpe, é de 5%.

Nesta segunda-feira, os termômetros marcam entre 22°C e 39°C. Na terça-feira a temperatura deve variar entre 25°C e 40°C. Na quarta-feira, os termômetros devem marcar 40°C, com mínima de 26°C.

Na quinta-feira e sexta-feira, as temperaturas devem variar de 27°C a 39°C. No sábado, a máxima chega a 41°C, com mínima de 25°C. No domingo o calor continua com temperaturas que variam de 25°C a 41°C. 

Recomendações 

O nível de umidade do ar baixo é associado com a massa de ar seco que voltou a se intensificar no estado, depois que o ar frio passou derrubando as temperaturas há alguns meses.

A orientação dos especialistas é para que a população minimize os esforços físicos, principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 14h. É necessário ingerir bastante líquido, para que o organismo não se desidrate durante o tempo seco.

O recomendado também que umidifique os ambientes, com uma toalha molhada ou umidificadores. E evite a exposição do sol nas horas mais quentes, mesmo sem a prática de exercícios físicos.

Fonte: G1