BR PRONTA

Wilson Santos diz que Bolsonaro inaugura fim das obras da BR-163 em 2020

Jornalista Jonas Jozino | 01/12/2019 10:54:48

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra iniciada na década de 1970, agora está completamente asfaltada entre Sinop e Miritituba, no Pará.

Finalmente a BR-163 que liga o Sul do país, à região Norte do Brasil está toda asfaltada. O último trecho da rodovia, que levou quase 40 anos para ser concluída teve o último trecho encerrado na semana passada pelo Exército. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que a inauguração será em janeiro de 2020 e que estará presente. A confirmação foi dada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) após encontro com o presidente.

 A obra, que chegou a ser interrompida por diversas vezes, em vários regimes presidenciais e que em Mato Grosso precisou ser tocada pelo governo do Estado, a partir da administração Júlio Campos, na época Arena, é considerada de vital importância para os produtores de grãos do Estado que poderão através dela enviar suas produções diretamente para o porto de Santarém, no Pará. Os produtores foram fundamentais para a sua conclusão.

 De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra iniciada na década de 1970, agora está completamente asfaltada entre Sinop e Miritituba, no Pará.

 Além do asfaltamento, também foi realizada manutenção em 1.300 km na rodovia.

  “Presidente, só temos agradecer, pois essa obra encurta cinco mil milhas náuticas da China. Em vez de descermos com a nossa produção para Paranaguá, para Santos, essa região do médio norte e norte de Mato Grosso vai colocar a soja, o nosso algodão, isso vai dar um a dois dólares a mais por saca produzido no estado, tornando o nosso empresariado muito mais competitivo”, disse Wilson Santos.

 “Muitos presidentes passaram e prometeram essa obra e infelizmente não concluíram. Então Mato Grosso será eternamente grato, pois investe em uma logística sonhada a quase 100 anos”, concluiu Wilson.