''Amigos da Natureza'' iniciam projeto de recuperação de matas

Redação 24 Horas News / | 15/10/2018 17:09:38

Apesar de integrarem a “Rota das Águas” em Mato Grosso, alguns rios e córregos e nascentes da comarca de Rio Branco, município distante 336 Km de Cuiabá, sofrem com as consequências do avanço das pastagens. Em várias propriedades rurais, as margens dos córregos já não existem mais e o que se vê são apenas barrancos com pequenos corredores de água que insistem em sobrevier à degradação.

Para mudar esse cenário, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros lançaram, em Rio Branco, o projeto “Amigos da Natureza- Recuperação das matas ciliares”. A proposta é promover a revegetação das áreas degradadas com o envolvimento de toda a sociedade.

Antes da recomposição, no entanto, é feita a avaliação da área degradada; levantamento da vegetação regional e suas espécies características; seleção do sistema de vegetação; plantio, manutenção e avaliação e distribuição das espécies no campo. O cronograma de ações inclui preparo de mudas, reunião com os parceiros, isolamento da área, abertura e adubação de covas e plantio de mudas.

O projeto prevê ainda a realização de palestras nas escolas sobre o tema. “É mais um projeto de conscientização ambiental e de cidadania que busca trazer a criança, o jovem e os munícipes a entenderem a  importância das plantas, da água, da terra, do sol e do ar, enfim da vida”, ressaltou o promotor de Justiça Emanuel Filartiga Escalante.

Segundo Escalante, a ideia é contemplar os três municípios da comarca. Além de Rio Branco, o projeto vai ser desenvolvido nos municípios de Salto do Céu e Lambari D´Oeste. Até o momento, já foram doados ao Ministério Público 20 mil mudas. Além de ser o responsável pela doação, o empresário Manuel Jorge Ribeiro quer acompanhar as próximas etapas do projeto, fornecendo mais mudas, adubação e pessoal para coletar sementes.

Já as palestras nas escolas serão realizadas pelo promotor de Justiça, pelo biólogo José Aparecido Macedo e pelo professor Josiel Dorriguette de Oliveira. As Prefeituras de Salto do Céu, Rio Branco e Lambari D´Oeste também são parceiras da iniciativa.