''Bombeiros do Futuro'' oferece vagas para crianças e adolescentes

Redação 24 Horas News / | 29/05/2019 16:46:22

Começa neste sábado (01/06), em Alto Araguaia, o prazo de inscrições do projeto “Bombeiros do Futuro”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Conselho Municipal de Segurança (Conseg). A iniciativa consiste na oferta de curso destinado a crianças e adolescentes com idade entre 09 a 13 anos que estejam frequentando a escola, de preferência na rede pública de ensino. A capacitação terá a duração de um ano.

De acordo com o edital, serão 40 vagas. Os interessados devem procurar o Núcleo Bombeiro Militar em Alto Araguaia a partir das 7h deste sábado. O prazo máximo para inscrições é até o dia 15/06, podendo ser encerrado antes caso o limite de vagas seja preenchido.

No momento da inscrição, o responsável pela criança ou adolescente deverá preencher uma ficha e apresentar cópia da certidão de nascimento ou documento de identidade, uma foto 3x4 do aluno, cópia do comprovante de residência, atestado de escolaridade e atestado médico comprovando que o estudante pode realizar atividades físicas leves.

O objetivo do curso é promover a complementação da formação escolar e familiar. Entre os temas que serão abordados estão educação ambiental, prevenção ao uso de drogas, noções de salvamento e de primeiros socorros, natação, ética, cidadania, boas maneiras, moral e civismo, higiene pessoal e temas transversais de interesse coletivo: palestras, filmes, recreações e atividades culturais.



PROJETO

O promotor de Justiça Rodrigo Ribeiro Domingues explica que o projeto “Bombeiros do Futuro” foi viabilizado por meio da assinatura de um convênio entre o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Alto Araguaia, Conselho Municipal de Segurança e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Conforme o convênio, caberá ao Ministério Público promover a destinação de valores oriundos de proposta de transações penais, ofertadas junto ao Juizado Especial Criminal, para aquisição dos uniformes. O Conseg, por sua vez, buscará doadores junto à iniciativa privada. A Prefeitura Municipal fornecerá transporte e alimentação às crianças e adolescentes, material multimídia e a disponibilização de espaço físico para realização do curso.